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sábado, 23 de janeiro de 2016

Vida prática - 38 meses


"O desenvolvimento das habilidades das mãos, está associada com o desenvolvimento da inteligência, bem como com o desenvolvimento da cultura. Pode-se dizer que, se um homem pensa, ele pensa e age com as mãos.


Meu filho com 38 meses executando exercício da vida prática! Alegre e satisfeito costurando seus botões. Ele pode costurar um botão sozinho, manusear a agulha e aprimorar os movimentos de suas mãos. As mãos da criança estão sempre em busca de trabalho, de atividades que façam sentido e construam sua inteligência. Mas quantas chances oferecemos realmente para nossa criança? Chances de fazer um trabalho real, que exige sua concentração e paciência? São as perguntas que deixo para você, que segue os princípios Montessori em seu lar. Lembre-se que o quarto Montessori é importante, os objetos ao alcance da criança também. Mas para que serve tudo, se a criança não avança em suas habilidades e liberta-se do adulto?

Eu deixo um trecho de um livro de Montessori que acho muito importante, sobre os primeiros obstáculos que o adulto coloca no caminho da criança. No próximo post teremos dicas de como deixar sua criança trabalhar e participar da vida diária da família.


No livro Kinder sind anders, Montessori descreve como o adulto ainda não compreendeu, que para criança as atividades feitas com as mãos têm importância vital.
Portanto ele impede o seu desenvolvimento espiritual, porque ele é tão impaciente e não gosta de ver a própria criança lutando com algo que ele pode fazer muito melhor e mais rápido. A criança tenta pentear os cabelos, o adulto não consegue ver esta admirável ação e não se sente feliz, mas ele sente isso como um ataque contra suas próprias leis essenciais. Ele vê a criança que não é rápida suficiente para pentear o próprio cabelo e também não consegue fazer um penteado adequado, enquanto o adulto pode fazer tudo muito mais rápido e melhor. A criança, com alegria realiza um importante trabalho para o desenvolvimento de sua personalidade, presencia como o adulto gigante e poderoso, ao qual não se pode mostrar qualquer resistência, tira o pente de suas mãos  e afirma que ele iria pentear a criança. Algo muito semelhante, é quando a criança decide vestir-se sozinha ou amarrar os próprios sapatos. Em vez ajudar a criança em suas necessidades espirituais mais importantes, substitui adulto os exercícios infantis por seu próprio ofício, sempre que a criança está tentando aprender alguma ação. Ele bloquea todos os caminhos de acão da crianca,  e se torna um obstáculo ao seu desenvolvimento interno. Ele bloqueia todos os caminhos de ação da criança,  e se torna um obstáculo ao seu desenvolvimento interno. O grito desesperado da criança caprichosa, que não pode pentear seus cabelos sozinha, e se quer pode vestir-se sozinha, mostra uma das primeiras lutas dramáticas do ser humano.
Maria Montessori - Kinder sind anders




Um comentário:

  1. é sempre inspirador vir ao seu espaço e ler tuas dicas e experiências. essa postagem veio na melhor hora para mim, hoje mesmo enquanto vestia minha filha para ir à escola, pensei o pq ela não estava fazendo aquilo sozinha, já que ela tem essa habilidade desenvolvida. claro que é porque eu a visto mais rápido, "melhor"... que nossa vida corrida aqui em casa não nos atropele!

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