Não podemos ensinar uma pessoa a ser um artista, mas podemos ajudá-la a desenvolver um olho que vê, uma mão que obedece e uma alma que sente.
Maria Montessori
Nossos primeiros materiais de artes
Massa de modelar feita com matéria prima natural, sem produtos químicos e sem plastificantes. Estou sempre atenta para ele não levar a massa a boca, mas caso aconteça não contém produtos químicos e eu adoro isso.
Lápis de cor jumbo, ótimo para as quenas mãos das crianças.
Apontador especifico para os lápis (ele ainda não manipula, inclui na fotografia para mostras nosso kit completo).
Pincéis Jumbos que são mais fáceis de agarrar.
Uma pequena bandeja para os materiais de artes.
Outro aspecto importante é não oferecer caneta hidrográfica para a criança, enquanto ela estiver muito pequena. De preferência a giz de cera em forma de bloco, que são fáceis de agarrar ou lápis de cor jumbo.
Por que dar preferência ao giz cera ou lápis jumbo e não a caneta hidrográfica? Ao contrário das canetas hidrográficas, eles produzem cores claras ou escuras dependendo da pressão exercida, e ajudam acriança, a desenvolver controle consciente sobre a mão. ¹
Isso também é importante para o desenvolvimento do olhos e das mãos artísticas. Essa característica a caneta hidrográfica não oferece.
Como oferecer os primeiros materiais de artes para as criança?
Oferecer no início uma das cores primárias (massas de modelar, tinta ou lápis de cor).
Uma folha de papel A4 dividida em duas ou quatro partes. Procure oferecer os materiais em uma bandeja, para a criança habituar-se desde sempre, com essa ordem. ¹
Uma folha de papel A4 dividida em duas ou quatro partes. Procure oferecer os materiais em uma bandeja, para a criança habituar-se desde sempre, com essa ordem. ¹
O avental
Recomenda-se também um avental especial para todas as atividades de artes, em vez de o avental, que é utilizado para preparação de alimentos ou outras tarefas domésticas. Assim como para outras atividades o avental de artes serve menos para proteção da roupa da criança, mas sim parte da ação que ocorre e deve lembrar a criança que ela realiza alguma atividade específica.¹
Nós ainda não temos o nosso, pois estou com dificuldade de encontrar um para ele vestir e despir sem ajuda.
As primeiras tentativas da criança no aspecto arte
Assim como em todos as outras áreas, o adulto deve manter-se no plano de fundo, depois de demostrar para a criança como usar os materiais. É importante não impor nossos valores de adultos, na criatividade da criança, mas certamente é uma grande tentação. Mas não queremos trocar a criatividade de nossos filhos pela nossa, não é?
Nós devemos deixar a criança livre para produzir seu próprios traços no papel, manipular a massa de modelar de sua forma. Nós podemos ajudar a criança quando ela solicita a nossa ajuda, podemos falar sobre as cores do desenho e lembrar de alguma situação familiar, que ajude a criança a desenvolver seus projetos, mas sem usar nossa própria imaginação com ajuda. Quando oferecemos muita ajuda e fazemos muitas correções, a criança pode desenvolver a ideia, que seus desenhos não são tão bonitos quanto os nossos. Eu acredito que isso pode desenvolver um comportamento, que já escutei de algumas mães: "Meu filho não gosta de desenhar e sempre pede para eu desenhar para ele".
Introdução arte
Nós podemos fornecer materiais, mas devemos nos perguntar, se a criança está pronta para eles. Como isso pode estimado? Aqui em casa eu sempre tento oferecer, uma coisa só, para então posso avaliar se ele está pronto para passar para a próxima.
Durante o verão puder perceber como ele se sentia irresistivelmente atraído, por todos os elementos que podem ser modificados, água, areia e argila também podem oferecer grandes possibilidades.
As atividades são feitas com minha supervisão, fico afastada para não interrompê-lo, mas posso supervisionar sem ele sentir-se observado.
Modelos de artes pré-fabricados
Acima
de tudo é importante, evitar o grande número de materiais de artes
estruturados, que são produzido comercialmente para crianças. Quando as
crianças ficam mais velhas torna-se cada vez mais difícil para os pais. A
partir dos três ou quatro as crianças sentem-se atraídas, por todo
tipo de conjuntos de números e livros para colorir pré-fabricados,
porque isso não requer o mesmo esforço como desenvolver suas próprias
ideias.
Mas é exatamente a experiência com essa energia única e exclusiva, para o desenvolvimento de ideias e habilidades de auto-expressão, que aspiramos para as crianças. ¹
Mas é exatamente a experiência com essa energia única e exclusiva, para o desenvolvimento de ideias e habilidades de auto-expressão, que aspiramos para as crianças. ¹
Concentração
Ele ficou muito feliz com a nova atividade, principalmente quando percebeu que a massa de modelar, oferece tantas possibilidades.
Massa de modelar, concha e rolo de madeira, as crianças aprendem muito com poucos elementos.
Gostou do nosso novo post? Participe e conte sobre suas atividades Montessori em casa!
Recursos sobre artes, usados neste post - Montessori from the Start ¹
Eu adorei o novo post! Obrigada Josi. Abraços, Sabrina.
ResponderExcluirOi Sabrina, fico feliz por ter gostado do post!
ResponderExcluirAbraços, Josi
Belo post e lindas fotos. Gostei da orientação a respeito dos desenhos prontos para colorir.
ResponderExcluirPosso dar uma sugestão?! Crie uma conta no Pinterest, suas fotos são belas e além disso, vc divulgaria seus posts. Bjo
Oi vivian, que bom que gostou do post e das fotos! Eu já pensei em fazer, mas sou um pouco leiga com Pinterest, seria bacana poder divulgar o blog assim também. Vou tentar, obrigada pela dica.
ExcluirBjos