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sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O adulto deve estabelecer uma relação de confiança e interação com o bebê. - Emmi Pikler

Atitudes básicas: "Acreditamos que precisamos estimular a criança, só porque nós temos pouca ideia, que cada ser humano traz todas as potencialidades de desenvolvimento para o mundo." - Emmi Pikler
 
 
Emmi Pikler foi uma pediatra e fundadora da casa infantil Lóczy em Budapeste. Ela tratou principalmente do desenvolvimento motor de crianças, bem como cuidado e educação das crianças e jovens. Suas considerações sobre o desenvolvimento psicológico dos bebês, a fez pisar em novos caminhos na educação da primeira infância no século XX.
Emmi Pikler trabalhou por dez anos como médica de famílias. Depois da guerra, no entanto, não reabriu seu consultório particular, passou a cuidar de uma organização húngara para crianças abandonadas e desnutridas. Finalmente, ela fundou em 1946 a casa do recém-nascido Lóczy em Budapeste, que dirigiu até 1979, e ela ainda continuou trabalhando depois de sua aposentadoria como pedagoga. Emmi Pikler morreu em 1984 após uma grave doença.
Emmi Pikler considerou que a personalidade de uma criança pode desenvolver-se melhor, quando é permitido desenvolver-se de forma independente quanto possível. Os adultos precisam dar segurança a criança em relacionamentos estáveis e transformar o ambiente de modo que a criança pequena, possa desenvolver-se, de forma independente e ativa.

Os quatro princípios de Pikler:
Respeito pela iniciativa da própria criança e apoio de sua atividade independente.
Apoiar a criança em uma relação pessoal estável, com relativamente poucas pessoas, mas familiares e cuidadores.
Apoiar o desejo de cada criança em ser aceita e reconhecida.
Promoção do bem-estar físico e saúde da criança.

Para alcançar estes objetivos, de acordo com a pedagogia Pikler, em particular existem três aspectos são importantes:
Cuidado, que acontece como uma gentil oferta física e comunicação com a criança e sempre prestando atenção, para que a ela esteja envolvida de acordo com sua própria escolha.
Desenvolvimento do movimento, o que a criança faz por sua própria iniciativa e em seu próprio ritmo, sem aceleração ou intervenções dos adultos,
Jogo livre e sem perturbações em um ambiente protegido e equipado de acordo com a idade da criança.
Para Emmi Pikler o cuidado do bebê significa comunicação íntima.
Emmi Pikler acreditava que os bebês estão preparados para o contato social. A maioria das experiências sociais que o bebê faz, é enquando ele está sendo alimentado, banhado, durante a troca de fraldas e trocas de roupas. Portanto, o tratamento carinhoso e respeitoso com o bebê é de extrema importância. Os princípios de Pikler também podem ser facilmente implementados em casa:
Converse sobre tudo que você faz com o seu bebê.
Explique a ele o que vem depois, e mostre-lhe todos os objetos que você usa (por exemplo, escova de cabelo, toalha...). E cada peça de roupa (por exemplo: "Olha, aqui está o seu casaco, e eu gostaria de vestir você agora"). Olhe para o seu bebê enquanto você fala com ele.

Espere até que seu bebê esteja pronto para interagir.

Com apenas algumas semanas de vida, os bebês são capazes de comportamento cooperativo; eles mostram isso com olhares, gestos e movimentos. Na idade de três meses, seu bebê pode esticar os braços, por exemplo, se você quer vertir-lhe o casaco. No entanto, você tem que esperar até que ele esteja pronto. Mesmo que possa demorar um pouco mais, você não deve "forçá-lo" empurrando os braços de seus bebê nas mangas. Assim nós privamos a criança ou seja, de fazer a experiências de sucesso, de poder nos ajudar. Seu filho vai estar pronto para ajudar novamente na próxima vez, em comemoração ao êxito da cooperação.

Tome tempo para estar plenamente envolvido no processo.
Como pais, nós às vezes tendemos a fazer as atividades o mais rápido possível, como vestir-se e despir-se, para depois novamente ter tempo para a "coisa real", como brincar com nosso bebê. Evitar executar os cuidados do bebê com pressa e agitação. Seu bebê pode e deve ser o centro do mundo, quando ele é alimentado, banhado ou vestido. Se o seu bebê recebe sua atenção amorosa indivisível nestes momentos, ele aprende "Eu sou agora o mais importante" e não tenho que lutar o dia todo por atenção.

Criar segurança através de processos conhecidos.

Certifique-se de que você sempre que possível, possa proceder com o cuidado de seu bebê na mesma ordem. Também um quadro espacial e temporal claro, dá a criança orientação. Ela deve saber quando é hora de momentos íntimos de cuidados, através de um único início e fim, de forma claramente reconhecível. Também onde tudo acontece por exemplo, troca de fraldas no banheiro e alimentação na cozinha.

Desenvolvimento do movimento por Emmi Pikler: um após o outro
Emmi Pikler descobriu em 1930 que a criança, deve ter tempo suficiente para descobrir e treinar todos os tipos de movimentos. As crianças experimentam um novo movimento somente quando elas estão completamente seguras, de que podem sempre executar ou não por sua própria vontade. Para os bebês nos primeiros meses de vida, o decúbito dorsal é o mais adequado. Assim, o bebbê descobre suas próprias mãos e pés, e pode explorá-los. Mais tarde, ele sempre poderá também manipular objetos nessa situação. Ao longo dos meses, o bebê gira com seu próprio impulso, da posição de costas para o lado, e finalmente, na posição de bruços. Ele descobre os vários modos de transporte, como movimento de foca, rastejamento e aprende por si próprio - sem ajuda externa - sentar, levantar e andar. Várias transições entre estes movimentos e posições são a regra. O processo de alinhamento é feito lentamente e continuamente.
Suportes tais como sentar-se com um travesseiro nas costas, para que o bebê fique apoiado, dificultar o desenvolvimento independente do movimento e em realidade trazer a criança pouco sucesso, de ter alcançado algo com seus próprios esforços.
Pikler era da opinião que programas de apoio eram prejudiciais, porque geram uma dependência da criança em relação ao adulto. Portanto, os pais devem deixar seu bebê tanto tempo quanto for preciso – e esse tempo pode naturalmente ser muito diferente. Você pode dar o seu incentivo a criança para tentar algo novo, deixar um brinquedo para que ela possa virar-se um pouco, para tentar alcançá-lo. Basicamente, cada criança vai tentar, quando é permitido, brincar e jogar livremente e sem perturbação, desenvolver suas habilidades motoras e ao mesmo tempo também a sua autoconfiança.
 
 

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