tt

tt

quinta-feira, 17 de março de 2016

Pintando e decorando ovos


  
 Significado dos ovos de Páscoa: Por que pertença à Páscoa?
 
"Páscoa sem ovos é quase impensável. A tradição é antiga: Mesmo antes do primeiro milênio os ovos de Páscoa eram como um símbolo de vida e do renascimento. Eles eram uma parte importante da Páscoa religiosa. Os ovos foram então tingido de vermelho e foram dados na manhã de Páscoa. Este presente também era tão popular, porque eles eram oferecidos durante a quaresma antes da Páscoa."
 
Aqui na Alemanha foge um pouco da tradição que temos no Brasil, de consumir ovos de chocolate com brindes. Uma prática que sabemos ser proibida, porém a proibição tem sido desrespeitada por grande parte do comércio. Eu fico feliz de não ter essa tradição aqui na Alemanha, então usamos nosso tempo para colorir os que vão enfeitar nossas árvores nosso jardim e nosso arranjo de Páscoa que está na sala. E melhor ainda é o tempo que passamos juntos durante nossas atividades. Nossos ovos são de galinha e vou explicar como esvaziar o conteúdo. Primeiro você precisa pensar o que vai fazer com as claras e gemas dos ovos. Que tal um bolo ou panquecas bem deliciosas para o lanche da tarde? Então você escolhe!
Pegue um pequeno prego e faça um furo em cada extremidade do ovo, depois com uma chave de fenda em forma de estrela alargue o orifício. Segure o ovo com cuidado para não quebrá-lo durante o processo. Gire a chave de fenda com movimento do punho até que fique no diâmetro da chave. Faça o procedimento nas duas extremidades. Depois sopre com bastante força até extrair a gema e clara. Pronto seu ovo está vazio! Agora você pode higienizar com água e vinagre. Deixe secar e depois é começar a decoração. Nós usamos dois tipos de tinha, aquarela para os ovos de galinha e tinta acrílica para os ovos de plástico. Na foto você pode ver que o ovos está seguro, essa pequena máquina se chama "máquina de pintar ovos". É bem barata e vou usar durante muitos anos, até ele não gostar mais de pintar os ovos. Ela está fixada em uma placa de madeira para não escorregar na mesa. Assim a criança fica com as mãos livres e não precisa segura a máquina sempre que ela se move. Então é começar a pintura e girar o ovo para decorá-lo completamente. A decoração fica por conta da criatividade da criança. aqui em casa as comemorações não são voltadas em torno do coelho da Páscoa ou ovos de chocolate. Pintar os ovos pode ser uma atividade divertida que reúne a família e quem sabe ajuda na redução do consumismo. Além disso você passa tempo de qualidade com sua criança.


2 comentários: