(Pikler, 1982)
Trabalhando pela primeira vez com seu quebra-cabeça com puxadores. Nos primeiros dias não demostrou muito interesse, em conhecer o novo material na estante. Investigou um pouco e sua reação foi como ver algo já conhecido. Mas deixei na estante, pois aprendi a dar tempo ao meu filho, tempo para investigar e conhecer os novos materiais. Agora já trabalha várias vezes com o quebra-cabeça. Trabalhou com seu laço motor algumas vezes, fez atividades de pinçamento, brincou em sua pista zig zag e com seus animais miniatura. Um belo dia cheio de atividades e conquistas para ele, para sua sua independência. Eu sou somente espectadora, fico na platéia, sem aplausos e sem louvores. Meu louvor é um sorriso sincero e amoroso quando ele olha para mim. As atividades tem um papel importante aqui, o ambiente preparado também, mas o maior segredo é a relação de confiança que construímos todos os dias.
É necessário ter tempo, para construir uma relação de confiança com a criança! Estou feliz por cuidar da educação dele em tempo integral, ter tempo para analisar, observar e assim conhecer melhor meu filho. Através da observação aprendo todos os dias, sobre sua personalidade e a melhor forma de ajudá-lo.
A observação mostra como podemos melhor o ambiente, as atividades e nosso comportamento também, mas todo dia é um dia novo e faço novas descobertas sobre suas necessidades. Acho que o período de 0 a 3 anos de idade, é bem desafiador. Talvez porque Maria Montessori disse, que durante essa fase, o adulto não consegue influenciar a criança. Acho maravilhoso o adulto não poder influenciar a criança, pois se fosse possível ela deixaria de fazer inúmeras descobertas importantes para seu desenvolvimento.
"A essência é: Observar! Conheça o seu filho, se você realmente perceber o que é necessário, se você sentir o que realmente o incomoda, suas necessidades, então você vai tratá-lo corretamente, você vai direcionar corretamente sua educação . " (Emmi Pikler)
Os cartões com animais e suas miniaturas são muito queridos! Ele gosta de fazer pareamento, ouvir o nome de cada animal. É o período sensível da linguagem, então estamos aproveitando esse momento para enriquecer seu vocabulário.
Dra. Silvana Montanaro sobre a linguagem: Este marco no desenvolvimento da criança, deve levar-nos a mesma admiração solene, como o momento em que aprende a andar.
A observação mostra como podemos melhor o ambiente, as atividades e nosso comportamento também, mas todo dia é um dia novo e faço novas descobertas sobre suas necessidades. Acho que o período de 0 a 3 anos de idade, é bem desafiador. Talvez porque Maria Montessori disse, que durante essa fase, o adulto não consegue influenciar a criança. Acho maravilhoso o adulto não poder influenciar a criança, pois se fosse possível ela deixaria de fazer inúmeras descobertas importantes para seu desenvolvimento.
"A essência é: Observar! Conheça o seu filho, se você realmente perceber o que é necessário, se você sentir o que realmente o incomoda, suas necessidades, então você vai tratá-lo corretamente, você vai direcionar corretamente sua educação . " (Emmi Pikler)
Os cartões com animais e suas miniaturas são muito queridos! Ele gosta de fazer pareamento, ouvir o nome de cada animal. É o período sensível da linguagem, então estamos aproveitando esse momento para enriquecer seu vocabulário.
Dra. Silvana Montanaro sobre a linguagem: Este marco no desenvolvimento da criança, deve levar-nos a mesma admiração solene, como o momento em que aprende a andar.
Por isso é particularmente importante, que o adulto que cuida da criança nessa fase, esteja devidamente preparado para o tratamento com ela. Se eles estão conscientes de que há uma fase "sensível para aprender palavras", e eles respondem da forma correta a fome de palavras da criança, eles podem dar-lhes um extenso e preciso vocabulário, que se mantém toda a sua vida e molda permanentemente seu sentido de realidade. Para se tornar cada vez mais um ser humano, as crianças precisam se desenvolver. Descrever experiências e situações com presição lhes dá uma sensação de segurança e coloca a criança na posição de dominar sue ambiente da forma correta. Este momento na vida da criança, Maria Montessori chamou de "explosão da linguagem".
A educação dele está baseada em princípios montessorianos,
porque acreditamos ser uma caminho bom para seu desenvolvimento. Antes de conhecer
Montessori, também tive a sorte de ler livros de Emmi Pikler e
Magda Gerber, fundadora da Resources for Infant Educarers (RIE). Também
gosto de aplicar esses princípios na educação dele e aqui em casa as
duas abordagem complementam o ambiente Montessori.
RIE princípios básicos - http://www.rie.org/educaring/ries-basic-principles/
Magda Gerber - http://www.rie.org/about/our-founder/
'
Quando vejo mães hoje registrando toda essa trajetória tenho saudades do tempo da minha filha - e que registrei, em parte, em diários por um tempo (até 2 anos e meio, mais ou menos); depois fui guardando registros... mas teria sido muitoooo legal fazer isso por meio do blog!!! Mas, enfim, volta e meia registro algumas coisas da infância da Kerstin - e de hoje tb :)
ResponderExcluirMarion, do blog Criações em família & cia.
Oi Marion, o blog é realmente um recurso ótimo, para registrar nossa tragetória Montessori. Mas com certeza suas lembranças mais lindas sobre a Kerstin, estão em seu coração e memórias. Assim é para mim também, mesmo registrando tudo no blog. Qual a idade de sua filha hoje, você também aplicou Montessori em casa.
ResponderExcluirObrigada por nos acompanhar, abraços Josi