tt

tt

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Cuidados do ambiente - Varrendo - 29 meses

"Pela primeira vez a mãozinha se estende por uma coisa, e esse movimento representa a força do ego da criança penetrando o mundo." (Maria Montessori)


Nós começamos nossa primeira atividade de varredura e gostaria de ressaltar, que não devemos esperar um resultado perfeito.
As criança jovem encontram seu prazer não nos resultados, mais sim no ato de mover-se e na repetição do movimento. Mais tarde, as crianças colocam ênfase na precisão e integridade da ação.  
Apenas para as crianças mais velhas, o resultado de fazer é importante. Prestam atenção na ordem em seu ambiente e seus cuidados. Aplicam as competências adquiridas na vida prática.
As crianças usam os exercícios para a comunidade. A ordem externa desenvolve em uma ordem interior.

Quanto mais criança se torna independente da ajuda do adulto, mais força ela tem para desenvolver seus próprios comportamentos sociais.
 
Varrer - Cuidados do ambiente
 
Material:
Vassoura e pá
Fita adesiva para marcar a área de trabalho
Papel picado

Lixeira
 
Sobre a Introdução do exercício:
Selecione uma área para varrer e marque com a fita adesiva. Convide a criança, dizendo-lhe que você deseja mostrar-lhe algo. Permitir que a criança leve a bandeja até a área de trabalho. Diga à criança que você quer lhe mostrando como varrer.
Eu coloquei todos os papéis picados ao redor do quadrado. Mantenha um certa distância entre você e a área que deve ser varrida. Em seguida podemos nos ajoelhar, próximo da área de trabalho e com movimentos lentos, varremos todos os pedaços de papéis até o meio da área marcada. Exerça um pouco de pressão sobre a vassoura, para varrer em direção da pá. Nós praticamos sem a lixeira próximo da área de trabalho, mas o ideal é ter uma pequena próximo da criança. Foi o nosso primeiro exercício varrendo, então ele levou para a lixeira da cozinha.
 
Objetivo direto da atividade:
Ajuda a criança a perceber seu Ambiente, de forma consciente.
 
Objetivo indireto:
Construções movimentos pretendidos, coordenação motora olho-mão.
Controlo do movimento.
 
Objetivo geral da atividade:Varrer toda a sujeira para a área marcada
 
Idade aconselhada:
3 ou mais velho (mas praticamos agora, aos 29 meses de idade)












Nenhum comentário:

Postar um comentário