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sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Honrando a luz da criança



A criança é um enigma. Tudo que sabemos é que ela tem as maiores potencialidades, mas não sabemos o que será. Ele deve "encarnar-se" com ajuda da própria vontade. Maria Montessori


Quero dividir um texto que trouxe muita luz e renovação para minha vida. Um texto maravilhoso que todos deveriam ler e reler.

Honrando a luz da criança Por Sonnie McFarland
(Artigo publicado por crianças da Nova Terra , em fevereiro de 2005)
"Eu sou uma criança com uma visão para compartilhar
De um mundo de paz e de um mundo de cuidado.
Eu tão recentemente vim ao planeta Terra
Eu me lembro da paz que eu tinha ao nascer.
Por favor, veja o meu amor e nutra-me
Para fazer a paz na terra uma realidade. "

Não há pureza maior do que o amor sincero de uma criança. Crianças se juntam à família humana trazendo presentes de potencial que, se alimentado, vai trazer mais amor e luz para o mundo. É responsabilidade dos adultos na vida da criança alimentar esses dons delicados que se desenrolam na vida da ordem da criança. Para que as crianças manifestem seus maiores potenciais os adultos ao seu redor devem ser sensíveis à verdadeira natureza das crianças e proporcionar-lhes nutrindo os ambientes que atendam às suas necessidades físicas, intelectuais, emocionais e espirituais. Este processo exige um trabalho consciente por parte dos adultos significativos na vida da criança. Nutrir as crianças em sua natureza essencial é o espírito de amor. A palavra espírito não fala com qualquer cultura ou religião em particular, mas sim, para o amor de ligação que reside no fundo de todas as pessoas, toda a natureza e todo o universo. Circundante e apoiando o espírito belo dentro de cada criança e / seu corpo, mente e emoções, cuja finalidade é conectar o espírito para o plano físico. Este espírito de amor prende suavemente o segredo da infância e cria a unidade interna para as crianças se tornarem quem elas nascem para se tornar.
Dr. Maria Montessori reconheceu a natureza única das crianças quando ela disse:
"Há na criança um tipo especial de sensibilidade que o leva a absorver tudo, e é este trabalho de observar e absorver que lhe permite adaptar-se à vida. Ela faz isso em virtude de um poder inconsciente que só existe na infância ... Esta moldagem da personalidade humana é um segredo de 'encarnação'.
Ela passou a dizer:
"A criança é um enigma. Tudo o que sabemos é que ela tem as maiores potencialidades, mas não sabemos o que será. Ela deve "encarnar-se" com a ajuda de sua própria vontade.
Como dito acima, as crianças têm uma motivação interior para manifestar suas mais altas potencialidades. Seu trabalho é construir-se de acordo com seu mapa interno "segredo". Como adultos, é importante para nós respeitar este trabalho interno das crianças e honrar o seu desejo de auto-realização. Temos de desenvolver sensibilidade a seus interesses e necessidades de desenvolvimento e, com o melhor de nossa capacidade, oferecer ambientes e experiências para elas em que podem exercer independência, liberdade e escolha, para que possam cumprir seu destino divino.
Embora as crianças encarnam pura luz e amor, elas não estão conscientes disso e dependem dos adultos significativos em suas vidas para refletir sua natureza essenciais de volta para elas. As crianças se tornam o que é espelhado para elas. Se as crianças são vistas através dos olhos negativos, eles se vêem em uma luz desfavorável e refletem o comportamento negativo. Se elas são vistos pelos olhos de amor e apreço, desenvolvem um sentido positivo de si e refletem o comportamento carinhoso, tranquilo.
Ken Carey, autor do terceiro milênio, falou sobre isso quando disse:
"Ajudá-las a florescer e todos elas podem ser de seguras de si, confiante na sabedoria, a vida que vive dentro delas ... Quando você ver a sua beleza e perfeição, quando você afirmar a sua realidade eterna do ser, quando você vê-la em sues olhos, você não pode deixar de desenhá-la para frente.
Como pais e professores, podemos ajudar nossos filhos a se lembrar quem são, dizendo-lhes:
"Eu vejo o seu amor. Eu vejo isso em seus olhos brilhantes. Eu vejo quando você sorri. Eu trago meu coração para você. Eu confio e respeito por quem você é, e quem você se tornará. Eu estarei com você onde quer que você deseja ficar. Você está seguro e eu te amo.
Aline D. Wolf, em seu livro direito fundamental, alimentando o Espírito em salas de aula não fala claramente sobre a nossa tarefa de nutrir o espírito das crianças.
"Nossa tarefa como cuidador espirituais torna-se mais fácil quando percebemos que não temos de incutir espiritualidade de uma criança, só temos que protegê-lo de ser pisoteado e nutrir seu crescimento natural."
O adulto consciente
Como dito acima, é importante que os adultos significativos na vida das crianças vejam sua natureza essencial como o espírito de amor. Ao fazer isso, nós estimulamos as suas características inatas pacíficas. Isso não significa que nós ignoramos o comportamento negativo, pelo contrário, significa que nós continuamente afirmamos naturezas superior das crianças e dar-lhes sentido com bondade, firmeza e respeito.
Ser capaz de ver nossas crianças através dos olhos do amor é um desafio constante para todos nós, pois só podemos ver o que nós sabemos. Nossa própria lente de cores de percepção de nossa visão. É, portanto, a nossa responsabilidade limpar conscientemente nossa lente, para deixar nossa vergonha, e de aceitar e amar a nós mesmos, para que possamos oferecer amor incondicional e aceitação de nossos filhos.
Nossa capacidade de evocar a natureza espiritual amorosa em crianças e modelar comportamento pacífico para elas se expande à medida que o foco a conscientização sobre o nosso próprio centro espiritual de amor. Quanto mais entramos em contato com a nossa natureza essencial, mais apreciamos e respeitamos este mesmo espírito, dentro outros. Por outro lado, quando não estamos em contato com o nosso centro de amor e refletimos os sentimentos negativos, como o medo ou agressão, as crianças costumam levar para o lado pessoal, culpam-se e desenvolver uma auto-estima baixa.
Como pais, temos um amor verdadeiro e profundo para os nossos filhos. Da mesma forma, como professores sinceros, temos um profundo amor e respeito para as crianças em nossas salas de aula. É esse amor e desejo de sucesso das crianças que nos motiva a continuar dia após dia inspirar as crianças a ser o melhor que podem ser. Ambos os pais e professores, motivados pelo amor, de bom grado passam por uma transformação pessoal para estar totalmente presente para as crianças. Essa transformação envolve um processo de "limpar a lente" de nossas próprias percepções erradas para que possamos refletir as crianças sua natureza espiritual essencial do amor. Entendemos que somos pessoas importantes no desenvolvimento das crianças de auto-conceitos saudáveis.
Para entender melhor este processo de transformação, vamos olhar para os quatro elementos básicos de nós mesmos: corpo, mente, emoções e espírito. Como nos tornamos conscientes de como cada um desses aspectos operam de forma independente, e como cada um funciona em relacionamento, melhorar a nossa capacidade de limpar sistematicamente nossa lente de percepção consciente e entrar em sintonia com a nossa natureza espiritual. Enquanto passamos por um processo contínuo de observar a nós mesmos, a compreensão da origem dos nossos distúrbios, e eliminar as causas de sementes de nossos distúrbios, permitimos que nos conscientemente entrar em sintonia com o nosso espírito de amor. Através do nosso trabalho para a auto-perfeição, percebemos uma maior criatividade, ver as crianças em uma luz mais clara e ter uma maior capacidade de apoiá-los na construção de suas personalidades e talentos.
Consciência corporal
Nossos corpos são a parte mais visível e mais diretamente experiente de nós mesmos. Quando eles são saudáveis e cheios de energia são muito mais propensos a se sentir positivo, feliz e capaz de chamar o nosso melhor para a frente. Por outro lado, quando estamos doentes ou estressados, que são muito mais propensos a pensar de modo pouco claro, as emoções negativas se manifestam e ser curto de temperamento. Quando neste estado, tendemos a ver o mundo através de um quadro negativo. Estar consciente de nossos corpos e conscientemente cuidar deles nos permite ser pais e professores mais eficazes, para permanecer em contato com os nossos centros espirituais, e refletir o amor de volta para os nossos filhos. Lembrando-se de comer alimentos nutritivos, beber muita água, proporcionar descanso e relaxamento adequado, praticar exercícios e praticar a respiração consciente são algumas coisas que irão ajudar-nos a manter nosso corpo saudável e em harmonia com a nossa mente, emoções e espírito.
Consciência da mente
Nossa mente, distinta do nosso cérebro físico, é o centro de controle para quase tudo o que fazemos, pensamos e sentimos. Estar consciente de nossos processos de pensamento aumenta muito a nossa vida e nos dá uma sensação de controle pessoal. Em vez de operar a partir de um modelo de reação, nós somos capazes de fazer escolhas sobre como nós respondemos. Nós conscientemente mudamos nossos padrões de pensamento e paradigmas que nos libertar do nosso próprio pensamento limitado. Aumentamos nossa capacidade de lembrar e limpar as memórias indesejadas e insalubres armazenadas em nosso subconsciente. Nós criativamente usamos a nossa imaginação para sintonizar diretamente a nossa intuição. Nós nos fortalecemos quando aprendemos que estamos no controle e que nós somos responsáveis por nossas próprias escolhas. Nós aprendemos a escutar o aspecto de nossa mente que suporta a nossa verdadeira natureza e não o aspecto persistente de nossa mente, que muitas vezes quer negar quem eo que somos. Nós aprendemos a concentrar o grande poder da mente e dirigi-la de acordo com a nossa vontade interior. Um dos paradigmas mais importantes que podem conter em nossa mente é "Eu honro a luz da criança."
Consciência emocional
Nossas emoções estão sempre em flutuação, e, muitas vezes, identificamos quem somos por elas. Por exemplo, podemos dizer: "Eu estou com raiva," em vez de "Eu me sinto com raiva." Ao fazer isso, começamos a identificar-se com as nossas emoções, em vez de nossa verdadeira natureza do espírito. As emoções são indicadores de nossos sentimentos, mas não determinam quem somos. Elas são extremamente poderosas, e sem a compreensão adequada, que muitas vezes lhes permite controlar o nosso corpo, mente e espírito.
Nossas emoções estão diretamente ligadas aos pensamentos que pensamos. Estes pensamentos podem ser consciente ou inconsciente. Quando estímulos entram em nossas mentes, nós interpretamos de acordo com os paradigmas ou conjuntos mente que mantemos. Esses paradigmas são armazenadas em nosso subconsciente e surgem sem a nossa consciência. Quando esses pensamentos mostrarm-se, nossas emoções reagem em conformidade. Esta é a razão pela qual estamos surpreendidos às vezes nos encontramos em um estado emocional particular. Observação de nossos processos de pensamento e conscientemente "deixar ir" os paradigmas indesejados começa a limpar o armazém do nosso subconsciente e nos dar maior controle de nossas reações emocionais.
Desde emoções emitem substâncias químicas específicas em nossos corpos, elas podem, e muitas vezes, ultrapassar a nossa mente racional e afetam diretamente o funcionamento do nosso corpo. É imperativo que nós reconhecemos e reconhecer nossos sentimentos e expressar e canalizá-los de forma construtiva. Aprender a ser conscientes de nossas emoções e como lidar com eles de forma eficaz aumenta a nossa capacidade de permanecer centrado e em contato com a nossa natureza espiritual.
Consciência espiritual
Nosso espírito de amor é o núcleo e a essência de quem somos. Quanto mais consciente nos conectamos com o nosso espírito, mais podemos ver o amor e luz em nossos filhos e outros. É importante para nós é alimentar o nosso espírito em uma base diária para que ele permaneça forte e vibrante. Isto pode assumir muitas formas, tais como passeios pela natureza, lendo obras inspiradoras, ouvir música, usar afirmações, meditando e / ou rezando.
Em meu livro, Uma Luz na Escuridão - Manual do Professor em Transformação, escrevi:
"À medida que conscientemente tomamos o tempo para experimentar a paz e a tranquilidade do nosso espírito, estamos cheios de alegria e guiados em nossas ações. Temos a confiança de ser vulnerável e humildade para remover continuamente o que está nos impedindo de alcançar nosso potencial. À medida que trabalhamos com sinceridade de nos transformar, nós experimentamos uma lente clara com a qual vê o mundo. O amor é visto e amor é refletida de volta para os nossos filhos e os outros ".
Nutrir o ambiente
As crianças pequenas têm a capacidade única de absorver as experiências e impressões de seu entorno e usar essas impressões para ajudar a formar a sua personalidade. Por isso, é de grande importância refletir sobre os tipos de ambientes que preparamos e oferecemos aos nossos filhos. Se queremos que nossos filhos manifestem seus dons únicos e potencial, temos de criar ambientes que estimulem isso, tanto em casa e na escola.
Ambiente Físico
Veja o ambiente do ponto de vista da criança. O que eles vêem? E estética é agradável e confortável para eles? O é mobiliário do tamanho certo e peso para que eles possam se sentir confortável usá-lo e movê-lo quando desejar? Os materiais e objetos com os quais eles trabalham são de tamanho adequado, permitindo que eles sejam bem sucedido? As crianças pequenas estão em um período crítico de ordem, seus ambientes precisam ser ordenados e organizados. Crianças e natureza caminham lado a lado. Eles são atraídos por plantas, animais e flores e são inspirados a amar e cuidar deles. As crianças respondem positivamente a seus sentidos olfato, audição, paladar, tato e visão estimulada. Adicionando música suave, aromas perfumados, toque suave, saborosa comida e belos objetos em ambientes de nossos filhos traz grande alegria e inspiração.
As crianças querem se sentir confortáveis e serem capazes de gerenciar seus ambientes físicos com facilidade. O ambiente precisa oferecer as crianças tantas oportunidades quanto possível para ser independente. Se nos encontramos fazendo algo para elas várias vezes, podemos ver se há maneiras de estruturar o ambiente para que as crianças possam fazê-lo por si mesmos. Eles recebem muita alegria e satisfação em fazer as coisas "por si mesmos." Ao construir cuidadosamente nossos ambientes de casa e da escola, oferecemos às crianças uma combinação única de liberdade e responsabilidade. Eles se tornam auto-dirigida, confiante e cooperativa.
Ambiente Mental
Ao apresentar pensamentos e idéias para as crianças, eles precisam ser tão adequadas ao desenvolvimento e concreta possível. Usando as mãos em materiais que envolvem as crianças cinco sentidos ajuda a lembrar o que eles estão aprendendo. Porque as crianças aprendem de maneiras diferentes, é eficaz quando usamos tantas formas de ensino possível.
Quando incentivar as crianças a fazer escolhas, elas são mais propensos a se engajar no projeto e manter um estado de espírito positivo. No entanto, quando elas não fazem escolhas pensadas, podemos intervir e ajudá-las a refletir sobre os resultados de suas escolhas, e ajudá-las a ver as alternativas possíveis para o futuro. É importante fazer isso a partir de um ponto de vista favorável ao invés de uma punição. Quando mantemos uma atitude de apoio, as crianças são mais propensos a se envolver em discussão e auto-reflexão.
Nós podemos ajudar as crianças a manter atitudes mentais positivas sobre quem elas são e o que elas são capazes de fazer. Isso pode ser feito, ajudando-as a reconhecer quando elas estão enfrentando o medo e a dúvida em si mesmos e apoiá-las na mudança de seu pensamento para refletir com mais clareza as suas forças internas.
Ambiente emocional
Quando as crianças são emocionalmente perturbadas, é quase impossível para elas aprenderem. Se a glândula amígdala, alojada no interior do cérebro, é estimulada de forma negativa, ele atua como um seqüestrador e tira a capacidade do seu cérebro para funcionar em seu pensamento e capacidade reflexiva. As crianças experimentam sentimentos dolorosos como a solidão, raiva, tristeza e medo têm um tempo difícil se concentrar a sua atenção e mentes em qualquer tarefa de aprendizagem ou cooperação. Sabendo disso, é imperativo que as crianças experimentem um ambiente acolhedor, onde elas se sentem confortáveis para expressar e processar seus sentimentos. Ter um lugar especial e processo para usar quando as crianças resolvem problema é útil.
Uma das maneiras mais eficazes para manter um ambiente emocionalmente seguro e acolhedor é se divertir. Desfrute das crianças, rir juntos, planejar juntos, trabalham juntos e brincam juntos. Como adultos, devemos dar o tom inicial do ambiente e sermos responsáveis por manter esta atmosfera entre as crianças.
Ambiente Espiritual
Reconhecendo e afirmando a luz que vemos em cada criança é uma das formas mais eficazes de criar ambientes espirituais pacíficas em casa e na escola. Modelagem de amor incentiva as crianças a serem conscientes e manifestar o seu amor. Quando criamos oportunidades para as crianças a experimentar a calma, a paz ea alegria e continuamente refletir sua natureza essencial do amor de volta para elas, elas florescem e revelam seus dons secretos belos dados no nascimento.
Honrando a luz da criança é uma das ações mais interessantes que podemos tomar neste momento da nossa história. As crianças estão vindo para a Terra com grandes capacidades espirituais para compartilhar com a gente e eles exigem adultos sensíveis que podem ve-los como os seres espirituais incríveis que são. Elas pedem casas quentes para viver, salas de aula e segurança e apoio que correspondam às suas capacidades expandidas para aprender a amar. As crianças trazem grandes presentes para nós. Vamos estar lá para elas para que elas possam nos levar a um novo mundo de amor e paz.
Como Mahatma Gandhi disse uma vez em uma carta a Maria Montessori,
"Se quisermos ter paz verdadeira, ela deve começar com as crianças."
Sonnie McFarland é reconhecida em todo o mundo como uma das principais visionárias na área da educação para a paz . Sonnie foi homenageado pela Sociedade Americana Montessori. http://amshq.org/About%20AMS/What%20We%20Are%20Doing/Awards%20and%20Grants/Living%20Legacy/Living%20Legacies%20List/2011%20Sonnie%20McFarland
A sociedade Montessori é a maior organização de governo para a comunidade Montessori e concede essa honra , uma vez por ano, em um indivíduo que tenha feito contribuições significativas e positivas para comunidade Montessori. Mãe e professora Montessorina. O foco desse trabalho maravilhoso é "Honrando a luz da criança". É bem direcionado para os pais, como podemos melhorar nosso copmportamento, reconhecer a luz na criança e sua originalidade. Como podemos nos ajudar, para assim podermos ajudar nossos filho.
A chave está em nossas mãos
Estamos diante de uma encruzilhada à medida que entramos neste novo século e novo milênio. Nosso mundo pode se mover na direção da violência e da destruição final, ou ele pode se mover na direção da paz e da criação contínua. Cada um de nós tem a oportunidade, em nossa própria maneira pequena, para fazer uma contribuição significativa para o último caminho conscientemente aplicando e expandindo "ciência da paz" atividades em nossas salas de aula sempre dia. Maria Montessori lindamente expressa a importância do nosso trabalho, quando ela disse:
Na verdade, sobre o crescimento espiritual da criança depende a saúde ou a doença da alma, a força ou a fraqueza do personagem, a clareza ou obscuridade do intelecto. O carinho dessa vida espiritual encontra sua expressão tanto no seio da família e na escola em que ainda é chamado de "educação" ... Se a educação reconhece o valor intrínseco da personalidade da criança e proporciona um ambiente adequado para o crescimento espiritual, temos a revelação de um inteiramente nova criança, cujas características surpreendente pode, eventualmente, contribuir para a melhoria do mundo. (Wolf. 1989. p. 35)

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