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sábado, 25 de outubro de 2014

O mundo real e a criança

     

A escolha de livros é para mim um aspecto tão importante, quanto o preparo do ambiente e todas as atividades que tenho construído e selecionado para ele ao longo dos meses.
O aspecto mundo real aumentou minhas exigências sobre os materiais, livros e brinquedos que ofereço para ele. Os livros aqui em casa representam imagens de animais realistas e pessoas em situações reais, ajudando sua mente absorvente, a entender o mundo e seu lugar na dinâmica familiar.
A escolha dos brinquedos também entra no mesmo critério. Hoje percebo o valor de ter apresentado mundo real para ele, com suas cores e formas verdadeiras. Através de livros, miniaturas de animais, passeios na natureza e vendo como a vida diária em nossa casa acontece.
Hoje sei que ele pode ver uma vaca e identificar esse animal da maneira correta, porque ele já viu muitas vezes em seus livros, manipulou sua miniatura e pôde ver esse animal em sua forma real. Temos dois livros a cima como exemplo, um deles com animais retratados de forma realista e o outros com dois pequenos coelhos, retratando uma situação que normalmente é vivida, entre duas crianças. Quando vejo as duas imagens, não surgem dúvidas de que o melhor caminho é representar o mundo real na vida diária da criança. Podemos ajudar as crianças com livros, miniaturas de animais, cartões de imagens, muitos passeio na natureza e integrando a criança em nossa vida diária. Neste período do ano podemos ver alguns cervos na floresta e esquilos também. Isso é muito belo e vai ensiná-lo o respeito pelos animais, que é o mesmo que respeito à vida.

Dr. Silvana Montanaro sobre a escolha de livros - Understanding the Human Being
Se você escolhê-los com cuidado, os livros também podem promover de forma significativa a aquisição da linguagem. Os livros devem incluir situações e figuras realistas, porque nesta idade as crianças estão especialmente interessadas em seu meio ambiente, e em compreender a vida ao seu redor, e devem, portanto, também serem oferecidos exemplos realistas. Elas absorven tudo o que dizemos em sentido exato e preciso, e portanto, devemos ser honestos com elas e não dar-lhes quaisquer noções falsas que precisam ser corrigidas mais tarde. Sua realidade consciste nos sere humanos da família e no ambiente em que vivem, e esta realidade elas podem experimentar todos os dias de forma muito imediata e direta. A partir desta base, os seus conhecimentos vão se expandindo mais e mais. Então por que devemos dar-lhes livros para ler, onde os animais vivem e agem como seres humanos? Por que devemos incutir-lhes o pensamento sem sentido que estes animais se vestem como nós, dormem em cama como nós e sentam-se no sofá e bebem uma xícara de café? Nossa vida diária é realmente excepcional e einteressante o suficiente, então porque estamos desvalorizando, a reinventar desta forma? Isso cria não só confusão na criança, mas também afeta a sua capacidade de descobrir a vida maravilhosa todos os dias e de entendê-la. Os livros deveriam confirmar e ilustrar os conhecimentos que a criança já adquiriu. Eles devem fornecer mais conhecimentos e prepará-las através de uma representação realista para experiências futuras. Para estimular a imaginação das crianças, haverá tempo mais tarde, quando elas absorverem o suficiente da realidade em si, e distinguem entre o que  vêem no mundo exterior, e o que  pensam. Nos três primeiros anos de vida a necessidade interior da criança, pela aquisição linguagem é tão forte como a necessida para melhor suas habilidades motoras e deve ser levada também tão a sério.




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Obrigada!




 

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