tt

tt

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Respeitando as atividades, ritmo e interesses dele

"Ele aprende a lidar independentemente com alguma coisa, encontra interesse em algo, prova, experimenta. Ele aprende a superar as dificuldades. Ele encontra alegria e satisfação, o que significa sucesso, o resultado de ser paciente para ele, significa resistência continua."
Emmi Pikler, 1982 


Trabalhando pela primeira vez com seu quebra-cabeça com puxadores, no sábado e domingo não demostrou muito interesse em conhecer o novo material na estante. Investigou um pouco e sua reação foi como ver algo já conhecido. Mas deixei na estante, pois aprendi a dar tempo ao meu filho, tempo para investigar e conhecer os novos materiais. Hoje trabalhou três, duas vezes no chão e uma vez na mesa. Trabalhou com seu laço motor algumas vezes, fez atividades de pinçamento, brincou em sua pista zig zag e seus animais miniatura. Um belo dia cheio de atividades e conquistas para meu filho, para sua sua independência. Eu sou somente espectadora, fico na platéia, sem aplausos e sem louvores. Meu lovor é um sorriso sincero e amoroso quando ele olha para mim. As atividades tem um papel importante aqui em casa, o ambiente preparado também, mas o maior segredo é a relação de confiança que contruímos todos os dias.  


Grande parte da educação dele, está baseada em princípios montessorianos, porque acreditavos ser uma caminho bom para ele. Também tive a sorte de conhecer livos de Emmi Pikler e Magda Gerber, fudadora da Resources for Infant Educarers (RIE). Também gosto de aplicar esses princípios na educação dele, e aqui em casa as duas abordagem também complementam o ambiente.

RIE princípios básico - http://www.rie.org/educaring/ries-basic-principles/
Magda Gerber - http://www.rie.org/about/our-founder/
Mais sobre RIE - Magda Gerber - http://peacefulparentsconfidentkids.com/2014/10/encouraging-independent-play-in-toddlers/

Nenhum comentário:

Postar um comentário