tt

tt

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Atividades externas - vida prática (22 meses)

As vezes subestimamos o cuidado e a delicadeza natural da criança, ela são realmente cuidadosas e conseguem manusear coisas delicadas sem dificuldade.

A intenção da atividade, não é a perfeição dos movimentos ou a limpeza das folhas da planta. A criança necessita de atividades, que mantenham mãos e mente trabalhando juntos, em algo que faça sentido, que ajude o espírito a direcionar o corpo para uma atividade.
Nenhum tipo de trabalho que uma criança executa, deve ser considerado sem valor. Segundo Maria Montessori, a criança tem forma de memória vital, corpo-alma inconsciente, e com a idade de apenas três ou quatro anos, o limite da memória consciente é atingido. O poder da mente absorvente diminui em suas dimensões, em que a capacidade de reflexão da criança aumenta.

Esta é a data em que se reconhece como intrinsecamente essencial e começa a analise da atividade das mãos, coletadas inconscientemente, de forma a autoconsciente e progredindo no mundo do conhecimento e suas mãos como "ferramentas de inteligência humana."

Hoje fez um belo dia de sol e achei que seria uma boa oportunidade, para estender nossas atividades para o jardim. Eu acho atividades externas sempre muito inspiradoras, nós temos o canto dos pássaros, o verde da grama e das árvores.


  
Para essa atividade, o ideal é uma planta com folhas largas e bem firmes. Uma pequena garrafa spray, para a criança segurar com mais facilidade. Uma pequena toalha que está ao lado da planta na bandeja.


Antes de iniciar a atividade, fiz a demostração dos movimento e como segurar a folha da planta, com a palma da mão aberta, a forma correta de segurar a garrafa e como alisar a folha delicadamente. Ele ainda não está muito interessando, em observar a a análise do movimento. Então uso sempre as possibilidades, que o  dia dia oferece, para executar movimento lentos e corretos. Para ele poder de forma inconsciente, internalizar os movimentos. Tudo é feito sem pressa e sem pressionar a criança. Algumas vezes preparo a atividade no jardim, ele vem olha, se afasta, sai para passear com seu carro. Depois acaba voltando, observa e sente vontade de fazer. Repete algumas vezes e depois busca algo novo para fazer. Acredito ser um aspecto ainda normal no desenvolvimento, pois a fase sensível do movimento, ainda é muito predominante.


Segurar e aperta a válvula ainda é um movimento difícil, para suas pequenas mãos. Mas com concentração e algumas tentativa ele consegue.
Coordenar olhos e mão para essa atividade, não é uma tarefa fácil, mas a criança está disposta a aprender e vai tentar até dominar os movimentos.


 Terminado a atividade, secando a garrafa.








Nenhum comentário:

Postar um comentário