tt

tt

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Jogo heurístico parte II


Jogo heurístico Parte II
Em jogos heurística parte I olhamos para o cesto do tesouro e como os bebês interagem e exploram os objetos, aprendemos que para os bebês a questão envolvida era: "O que é isso? Em jogo Heurístico parte II veremos como interagir com as crianças e explorar objetos durante o jogo heurístico, e as formas em que podemos enriquecer estas oportunidades de jogo, envolvendo a sua curiosidade para aumentar o seu desenvolvimento cognitivo. Os bebês crescem e desenvolvem a curiosidade sobre o mundo à sua volta,e a questão do "o que é isso?", é cumprida com a exploração da cesta tesouro. Eles já não se contentam em simplesmente segurar, sentir e levar os objetos na boca, eles querem saber o que eles podem fazer com os objetos!
Para as crianças, a questão colocada ao participar do jogo heurístico é "o que posso fazer com este objeto"? Crianças têm uma curiosidade natural para explorar e experimentar de diferentes formas, como os objetos interagem uns com os outros, a criança vai investigar com todas as possibilidades físicas o objeto, rolando, enchendo, empilhamento, trasferindo, montando coisas uma dentro da outra, equilibrando e manipulando um objeto em todos os sentidos possíveis. As crianças que são capazes de explorar livremente, podem fazer descobertas satisfatórias sobre como o mundo funciona, por explorar áreas como a gravidade, consciência espacial, densidade e física simples, que constrói o seu desenvolvimento cognitivo, a coordenação mão-olho e as habilidades motoras. Tal como acontece com os cestos de tesouros, é importante que as crianças sejam capazes de participar do jogo heurístico sem instrução ou interferência. O papel do adulto neste tipo de jogo é o de apoiar e observar as crianças durante o seu jogo. Os tipos de materiais que um adulto irá proporcionar às crianças durante o jogo heurístico, é um pouco diferentes do que foi oferecido para os bebês durante a fase do cesto de tesouro. Durante esta fase, a questão primária para a crianças é "o que posso fazer com isso"? É importante proporcionar uma gama de objetos que podem ser utilizados em conjunto. É uma boa idéia fazer kits de atividades com um propósito em mente, mas em seguida, deixar as crianças explorá-los e usá-los como eles gostariam, lembrando-se de que não há maneira certa ou errada de se envolver em este tipo de jogo. Tente pensar de todas as diferentes maneiras que os objetos podem interagir uns com os outros, e fornecer objetos que permitem a criança a experimentar com estas idéias diferentes:


Empilhamento
Caixas, latas com tampas, rolos de algodão, cones, porta-copos, pedaços de madeira etc
Postar
Uma caixa com uma pequena fenda no topo, tubos, pinos, conchas, pedras, etc
Equilibrar
Dolly estacas para peg em torno de uma caixa ou uma tigela de aço inoxidável etc
Enfiar
Anéis de cortina, suporte de toalha de papel, copo árvore, braceletes / pulseiras, comprimentos de cadeia / miçangas, fita, cachecóis, etc
Rolando
Bolas de diferentes tamanhos e texturas, tubos, uma rampa feita a partir de uma caixa de papelão, cones, pompons, maçaneta de porta em madeira, forma em cone, conchas etc
Correspondente
Recipientes e tampas, pares de objetos, etc
Coleta
Cestas com alças, grandes vasos, bolsas, recipientes com pequenas e grandes aberturas, etc
Nidificação
Cestas que se encaixam uma dentro da outra, etc
Fazer barulho
Objetos de metal, pequenos objetos para colocar em frascos e ser sacudido, uma vara de madeira para bater etc.
Por ser capaz de usar a sua imaginação e explorar sem interferência ou direção, através de sequenciamento, manipulação, antecipação e reorganização de objetos as crianças podem descobrir conceitos como iguais e diferentes, esferas rolam em todas as direções, os tubos rolam para trás e para frente e cones rolar em círculos . Brilhante reflete, metal ressoa , objetos planos podem ser empilhados, pesados ​​e leves, pequenos e grandes, coisas da mesma forma / tamanho pode ter um peso diferente, flutuando e afundando e muitos mais conceitos científicos e matemáticos básicos. Através dessa experimentação e exploração as crianças desenvolvem sua imaginação, habilidades para resolver problemas, concentração, habilidades motoras finas e grossas e desenvolvimento cognitivo em geral.
Tal como acontece com a cesta do tesouro, outros fatores importantes em uma sessão de jogo Heurístico de sucesso incluem a quando / onde / quanto tempo e com que frequência. Certifique-se de que a hora do dia que você escolher para implementar uma sessão de jogo heurístico, é livre de interrupções por parte dos visitantes, quando o seu filho está bem descansado e bem alimentado. É importante que o ambiente para este tipo de jogo seja um lugar livre de distrações e interrupções, por isso é uma boa idéia colocar todos os brinquedos e livros do seu filho de lado, e desligar a tv, certifique-se que é um momento que você pode se sentar com calma e observar seu filho durante o jogo e estar disponível para ele. Uma criança será feliz se envolver neste tipo de jogo por uma hora, mas tente limitar as sessões para este período de tempo, para manter seu filho interessado no conteúdo do kit heurístico para futuras sessões. É uma boa idéia ter um par de kits para fazer rotação e manter o seu filho fascinado e envolvido (se você não tem o espaço para manter dois kits de jogos, tentar trocar com um amigo semanalmente). Oferecer este tipo de sessão de jogo 3-4 vezes por semana, verificar sempre os materiais do jogo cada vez que você usá-los para garantir que eles são seguros (um bom momento para fazer isso é quando você estiver organizando tudo).

Texto



Nenhum comentário:

Postar um comentário