Jogo
heurístico Parte II
Em
jogos heurística parte I olhamos para o cesto do tesouro e como os
bebês interagem e exploram os objetos, aprendemos que para os bebês
a questão envolvida era: "O que é isso? Em jogo Heurístico
parte II veremos como interagir com as crianças e explorar objetos
durante o jogo heurístico, e as formas em que podemos enriquecer
estas oportunidades de jogo, envolvendo a sua curiosidade para
aumentar o seu desenvolvimento cognitivo. Os bebês crescem e
desenvolvem a curiosidade sobre o mundo à sua volta,e a questão do
"o que é isso?", é cumprida com a exploração da cesta
tesouro. Eles já não se contentam em simplesmente segurar, sentir e
levar os objetos na boca, eles querem saber o que eles podem fazer
com os objetos!
Para
as crianças, a questão colocada ao participar do jogo heurístico é
"o que posso fazer com este objeto"? Crianças têm uma
curiosidade natural para explorar e experimentar de diferentes
formas, como os objetos interagem uns com os outros, a criança vai
investigar com todas as possibilidades físicas o objeto,
rolando, enchendo, empilhamento, trasferindo, montando coisas uma dentro
da outra, equilibrando e manipulando um objeto em todos os sentidos
possíveis. As crianças que são capazes de explorar livremente, podem fazer descobertas satisfatórias sobre como o mundo
funciona, por explorar áreas como a gravidade, consciência
espacial, densidade e física simples, que constrói o seu
desenvolvimento cognitivo, a coordenação mão-olho e as
habilidades motoras. Tal como acontece com os cestos de tesouros, é
importante que as crianças sejam capazes de participar do jogo
heurístico sem instrução ou interferência. O papel do adulto
neste tipo de jogo é o de apoiar e observar as crianças durante o
seu jogo. Os tipos de materiais que um adulto irá proporcionar às
crianças durante o jogo heurístico, é um pouco diferentes do que
foi oferecido para os bebês durante a fase do cesto de tesouro.
Durante esta fase, a questão primária para a crianças é "o que
posso fazer com isso"? É importante proporcionar uma gama de objetos
que podem ser utilizados em conjunto. É uma boa idéia fazer kits de atividades com um propósito em mente, mas em
seguida, deixar as crianças explorá-los e usá-los como eles
gostariam, lembrando-se de que não há maneira certa ou errada de se
envolver em este tipo de jogo. Tente pensar de todas as diferentes
maneiras que os objetos podem interagir uns com os outros, e fornecer
objetos que permitem a criança a experimentar com estas idéias
diferentes:
Empilhamento
Caixas, latas com tampas, rolos de algodão, cones, porta-copos, pedaços de madeira etc
Caixas, latas com tampas, rolos de algodão, cones, porta-copos, pedaços de madeira etc
Postar
Uma caixa com uma pequena fenda no topo, tubos, pinos, conchas, pedras, etc
Uma caixa com uma pequena fenda no topo, tubos, pinos, conchas, pedras, etc
Equilibrar
Dolly estacas para peg em torno de uma caixa ou uma tigela de aço inoxidável etc
Dolly estacas para peg em torno de uma caixa ou uma tigela de aço inoxidável etc
Enfiar
Anéis de cortina, suporte de toalha de papel, copo árvore, braceletes / pulseiras, comprimentos de cadeia / miçangas, fita, cachecóis, etc
Anéis de cortina, suporte de toalha de papel, copo árvore, braceletes / pulseiras, comprimentos de cadeia / miçangas, fita, cachecóis, etc
Rolando
Bolas de diferentes tamanhos e texturas, tubos, uma rampa feita a partir de uma caixa de papelão, cones, pompons, maçaneta de porta em madeira, forma em cone, conchas etc
Bolas de diferentes tamanhos e texturas, tubos, uma rampa feita a partir de uma caixa de papelão, cones, pompons, maçaneta de porta em madeira, forma em cone, conchas etc
Correspondente
Recipientes e tampas, pares de objetos, etc
Recipientes e tampas, pares de objetos, etc
Coleta
Cestas
com alças, grandes vasos, bolsas, recipientes com pequenas e grandes
aberturas, etc
Nidificação
Cestas que se encaixam uma dentro da outra, etc
Cestas que se encaixam uma dentro da outra, etc
Fazer
barulho
Objetos de metal, pequenos objetos para colocar em frascos e ser sacudido, uma vara de madeira para bater etc.
Objetos de metal, pequenos objetos para colocar em frascos e ser sacudido, uma vara de madeira para bater etc.
Por
ser capaz de usar a sua imaginação e explorar sem interferência ou
direção, através de sequenciamento, manipulação, antecipação
e reorganização de objetos as crianças podem descobrir conceitos
como iguais e diferentes, esferas rolam em todas as direções, os
tubos rolam para trás e para frente e cones rolar em círculos .
Brilhante reflete, metal ressoa , objetos planos podem ser
empilhados, pesados e leves, pequenos e grandes, coisas da
mesma forma / tamanho pode ter um peso diferente, flutuando e
afundando e muitos mais conceitos científicos e matemáticos
básicos. Através dessa experimentação e exploração as crianças
desenvolvem sua imaginação, habilidades para resolver problemas,
concentração, habilidades motoras finas e grossas e desenvolvimento
cognitivo em geral.
Tal
como acontece com a cesta do tesouro, outros fatores importantes em
uma sessão de jogo Heurístico de sucesso incluem a quando / onde /
quanto tempo e com que frequência. Certifique-se de que a hora do
dia que você escolher para implementar uma sessão de jogo
heurístico, é livre de interrupções por parte dos visitantes,
quando o seu filho está bem descansado e bem alimentado. É importante
que o ambiente para este tipo de jogo seja um lugar livre de
distrações e interrupções, por isso é uma boa idéia colocar
todos os brinquedos e livros do seu filho de lado, e desligar a tv,
certifique-se que é um momento que você pode se sentar com calma e
observar seu filho durante o jogo e estar disponível para ele. Uma
criança será feliz se envolver neste tipo de jogo por uma hora, mas
tente limitar as sessões para este período de tempo, para manter seu
filho interessado no conteúdo do kit heurístico para futuras
sessões. É uma boa idéia ter um par de kits para fazer rotação e manter o seu filho fascinado e envolvido (se você
não tem o espaço para manter dois kits de jogos, tentar
trocar com um amigo semanalmente). Oferecer este tipo de sessão de
jogo 3-4 vezes por semana, verificar sempre os
materiais do jogo cada vez que você usá-los para garantir que eles
são seguros (um bom momento para fazer isso é quando você estiver organizando tudo).
Texto
Nenhum comentário:
Postar um comentário