tt

tt

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Atividade natural da criança - Movimento e exploração



Mais um projeto pronto. Nossa mesa de água e areia. Um projeto simples feito com troncos e uma lâmina do tronco. Meu marido fez a perfuração para as caixas boxes, fixou os troncos na lâmina com parafusos. Mais uma extensão do ambiente preparado no jardim.




A exploração
Ofereça a criança oportunidades frequentes para jogar com água e areia.
Jogo com areia e água incentivam a exploração e resolução de problemas.
Adicionar itens domésticos na mesa de areia e água.
Um espaço para manipular água, areia e outros elementos da natureza, pode fornecer experiências maravilhosas para as crianças. O ambiente incentiva a criança a tocar automaticamente. Experiências concretas são muito importantes para o desenvolvimento da criança.
Jogando com areia, argila, água, neve, gelo, terra, bolhas, materiais naturais, como folhas, pinhas, ramos. Quais experiências esses materiais fornecem a criança? Elas aprendem que o  mundo está aqui para experimentar, com todos os sentidos e todas essas experiências, são armazenadas como conteúdo de conhecimento. As crianças precisam de muito tempo para experimentar, esse é o motor central no seu desenvolvimento.

O Movimento

O movimento espontâneo, é de grande importância para o desenvolvimento da criança.
O movimento é parte integrante do desenvolvimento infantil, e deve  ser considerados em todas as suas formas. A criança deve ter muitas possibilidades de movimentar-se. Para o desenvolvimento normal da crianças, todas as áreas (cognitivas, motoras, de comportamento sensorial, emocional, social) deve interagir umas com as outras.
Maria Montessori salienta em seus livros, a importância do movimento na construção da inteligência. A educação do movimento ainda é muito desprezada. Para a primeira fase do desenvolvimento até três anos, pode-se resumir, principalmente para as crianças muito pequenas. A falta de movimento ou limitação dos movimentos, não só pode causar deficiências física, mas também no desenvolvimento intelectual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário