tt

tt

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Montessori 5 minutos - Coordenação motora fina com palitos (24 meses)

 
 
Mais uma atividade de baixo custo com materiais que encontramos em casa. Objetivo das atividades não é entreter a criança, mas sim oferecer atividades que ajudem na coordenação motora olho- mão, coordenação motora fina, concentração e paciência. No início ele pegou todos os palitos de uma só vezes, então mostrei como retirar cada palito. Uma atividades que também ajuda na resolução de problemas, quando ele tenta inserir um palito em um orifício que já está preenchido.
 

Também é importante que o adulto execute os exercícios antes de oferecer a criança, a fim de controlar o material e verificar se a atividade pode ser feita com sucesso. Eu escolhi palitos que ficam com uma parte fora do orifício, para ele poder retirar apos o exercício. Mas você também pode usar palito que fique completamente inseridos no recipiente, assim a criança também pode treinar abrir e fechar. Esta variante do exercício ele já conhece.


Esta é uma atividade que sempre volta para estante, pois ele gosta muito







É muito importante verificar a segurança de cada atividade, nossos palitos são com pontas arredondadas. Uma boa opção para supervisionar, porém sem perturbar o trabalho da criança, é manter algumas atividades no local que você passa mais tempo com a criança. Nem todas as atividades necessitam ser supervisionadas, mas as que precisam podem ser feitas como descrito acima.

Se você gostou do nosso post, não deixe de comentar aqui no blog também. Assim trocamos experiências que não se perdem e ficam registradas para ajudar outras famílias também.

Obrigada!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário