tt

tt

domingo, 18 de maio de 2014

Observando meu filho


O desenvolvimento de uma criança, pode ser documentado em um relatório de observação. É necessário observar a criança em diferentes situações. Através do relatório de observação, os pontos fortes de uma criança podem ser determinados. O relatório de observação deve ser escrito periodicamente, para que o desenvolvimento torne-se visível. Assim é possível acompanhar os avanços da criança, fazer mudanças no ambiente, verificar quais materiais evocam mais ou menos a sua atenção. Eu tento observar diversas situações no dia a dia, com meu filho. Por exemplo durante  atividade livre, quando ele escolhe ou inicia, uma atividade com sua própria motivação.
Como é o seu interesse? Como ele se comporta com essa atividade? Como ele lida com a frustração? Consegue solucionar problemas?
Nós devemos observar mais e interferir menos, não ser um animador da criança. Acompanhar o desenvolvimento da criança, sem fazer julgamentos. Fazer todas as anotações com a maior precisão possível, em pequenos passos, sobre o que a criança está fazendo.
Se quisermos observar a criança, devemos observar com precisão. Observar como a criança trabalha, seus  esforço e dificuldade, quanto tempo precisa para fazer algo. Assim tenho encontrado o caminho para ser a observadora do meu filho. A criança deve ter a possibilidade de resolver uma tarefa através de seus próprios esforço, mesmo que leve muito tempo e com dificuldade. Na maioria das vezes isso é possível; ela reconhece os erro que não percebeu no início. Ser agirmos de forma precipitada, na tentativa de ajuda a criança, então  não teríamos observado e a criança perderia a oportunidade de completar o seu trabalho com a ajuda de sua próprias força. Quando deixamos a criança agir, percemos que ela tem muito mais força, do que normalmente imaginamos. Nesse momento pode nascer um interesse muito grande, em observar a criança. Talvez antes de conhecer Montessori, e viver isso como um modo de vida, eu seria a mãe tentando ajudar meu filho todo tempo. Pois o adulto quer sempre ajudar a criança, mas nos tornamos um obstáculo. Como disse Montessori: "Agimos por amor, mas prejudicamos o filho amado." Quando deixamos a criança ser livre, então começamos a ter uma visão da libertação da alma da criança. Eu também aprendi que observar é controlar meus  próprios impulsos, ter paciência e estar preparados para observar fenômenos que não são visíveis. 
O livro Montessori from the Start, das autoras Paula Polk Lillard e Lynn Lillard Jessen, abordam o tema observação de forma muito esclarecedora.  Como mostrar algo é a parte mais fácil das etapas, essa etapa pode ser facilmente colocados em uma lista de verificação, e ser explicado para pais ou educadores em um curso. Tomar o tempo para observar criança e não poupar esforço, para descobrir o que deve ser introduzido e quando intervir, é o mais difícil. Esse é minha busca atualmente, quando e o que oferecer ao meu filho.








Nenhum comentário:

Postar um comentário