tt

tt

domingo, 27 de dezembro de 2015

Férias de inverno com inspiração em Montessori - 3 anos

"A melhor coisa que podemos fazer por nossos filhos é prepara um ambiente bonito, fornecer os melhores materiais, em seguida sair do caminho da criança."
- Susan Mayclin Stephenson
 
 
A criança precisa de um ambiente ordenado, em que ela possa encontrar seus materiais e objetos, sem a ajuda do adulto. Tudo que pertence a criança deve estar ao seu alcance. Mas como saber quais são os materiais que ainda são interessantes para a criança?
A chave para essa resposta, é a observação. Os pais e adultos que observam a criança, vão perceber qual brinquedo ou material ainda é apropriado para ela.
Você não terá que comprar materiais o tempo todo, mas precisara de um grupo de materiais de qualidade e assim fazendo rodízio de acordo com interesse da criança.
Para fazer sua estante Montessori no ambiente familiar, você não precisa de nenhum material encontrado em uma escola Montessori. 


Muitos material podem ser confeccionados em casa e você também pode buscar por algumas marcas, que oferecem brinquedos de madeira de qualidade.

Quando penso em adquirir alguma material para meu filho, fico atenta a todas as possibilidades que ele oferece. Precisa ser uma atividade que fa
ça sentido, brinquedo que não funcione sozinho, deve ser bonito, chamar o interesse dele para trabalhar. Busque sempre beleza e simplicidade! Descarte brinquedos com muitas cores e botões.

Mantenha um número de materiais reduzidos, o que também vai ajudar no momento da organização.

Meu filho ganhou agora seu primeiro jogo de tabuleiro, com quatro
variações de jogos.

Quando temos brinquedos, materiais e jogos com muitas pe
ças, separo e posso oferecer cada um em um momento diferente. Lembre-se que não precisamos oferecer tudo de uma só vez!

Priorize materiais e brinquedos que ofereçam controle de erros.


Abaixo algumas ideias de atividades!
 
 
 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário