tt

tt

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Escolha de livros




Esta semana um achado de ouro, na livraria da nossa pequena cidade. O passeio de bicicleta de todos os dias, foi coroado com um livro de Monet. Estava em busca de um livro assim, pois meu filho tem três foto de Monet em seu quarto. Folheando o livro juntos, ele reconheceu duas pinturas. Deixo aqui uma pequena tradução do livro Montessori from the Start, que é um guia na minha casa e um livro na mesa de cabeceira. Espero que gostem do texto!
 
Sobre a seleção de livros
Desde o início, gostaríamos de introduzir a criança também para a importância dos livros.
adquirir para a criança menor de seis anos, livros que façam conexão com à realidade, e não aqueles baseados em fantasia. A criança precisa explorar o mundo real, antes que possa apreciar a fantasia criada pelo mundo dos adultos. Como um mundo a onde coelho falam, vestem roupas e vão para a escola, crianças perdidas voando na na noite sobre o céu ou piratas a procura de tesouros enterrados. O primeiro livro da criança deve ser de qualidade durável e ter folhas duras. Mantenha apenas alguns livro, ao mesmo tempo em um pequeno cesto ao lado da cadeira ou da cama da criança.
A criança também pode ter pequenos cestos com dois ou três livros em outros lugares especiais da casa. Por exemplo, ao lado de uma cadeira de balanço em tamanho infantil na sala de estar. No entanto, nunca devem ser misturado com brinquedos. Os livros não estão lá para serem examinados como brinquedos ou fazer experiências com eles. As crianças devem aprender desde do início, o cuidado na forma de tratar os livros e folhear da frente para trás. Novamente: O número de livros à disposição da criança, devem ser limitados. Quatro livros são o máximo para uma criança de dois anos. O livro favorito da criança pode permanecer preservado, mas troque os outros livros, ocasionalmente, por outros guadados em um armário. Mantenha paralelo aos livros aos quais a criança tem acesso livre, uma boa oferta de livros de boa qualidade, com belas ilustrações em um armário ou prateleira em que somente o adulto tem acesso. A seleção de livro especial podem ser lidos todas as noites antes da criança dormir ou em outro momento fixo do dia. Assim como os livros, que estão livre a disposição de seus filhos, estes livros refletem a realidade e alta qualidade, eles familiariza a criança com coisas conhecidas e fazem conexão com o mundo real.

Um comentário:

  1. Olá Josi! Muito obrigada por partilhar. Sempre estou à procura de livros que fazem conexão com o mundo real, e realmente é um presente quando encontramos um. A criança tem que ser preparada para a vida, adorei o trecho do livro que fala "A criança precisa explorar o mundo real, antes que possa apreciar a fantasia criada pelo mundo dos adultos.". Perfeito! Conversei com meu marido semana passada sobre esse assunto e o mundo de fantasias e personagens que criam para as crianças. Se eu não me engano tem esse livro na casa da minha mãe em algum lugar, vou procurar. Beijos

    ResponderExcluir