tt

tt

terça-feira, 28 de abril de 2015

Artes - Colagem (29 meses)

"Nós não podemos ensinar uma pessoa a ser um artista, mas podemos ajudá-la a desenvolver um olho que vê, uma mão que obedece e uma alma que sente"
Maria Montessori

Nosso post de hoje vai abordar o tema artes e a organização dos nossos materiais em bandejas. Temos um post anterior com explicações mais precisas, sobre atividades de artes aqui. Informações sobre o preparo e envolvimento e os materiais para as primeiras tentativas de artes.

Seguindo as intrusões do livro Montessori from the Start, que se tornou meu livro Montessori de cabeceira, começámos a dar mais ênfase no tema. As autoras Paula Polk Lillard e Lynn Lillard Jessen, sugerem que se os pais desejam ajudar seus filhos nas primeiras tentativas de desenvolver sua própria arte, eles têm que deixar materiais disponíveis que são apropriados para o desenvolvimento das mãos das crianças e que sejam adequados para o desenvolvimento.
Como citado acima o desenvolvimento das mãos, habilidade entre polegar e dedo indicador, são decisivos para tarefas bem-sucedidas.

O primeiro trabalho da criança é fazer de suas mãos, uma ferramenta que ela mesma pode dirigir e dominar. Isto já começa muito cedo, quando a criança tem a possibilidade de explorar livre o ambiente. Quando o adulto oferece os materiais adequados para o processo de desenvolvimento das mãos.

As bandejas são muito importantes para a nossa organização, tudo fica bem estruturado e ele não precisar ficar buscando materiais desmembrados no ambiente. Lembre-se que a criança deve dominar o ambiente em todos os seus detalhes, então tudo deve estar organizado de tal forma, que ela não precise da nossa ajuda. Caso necessite de ajuda sempre deve ser sobre o que realmente a criança precisa.

Hoje foi a nossa primeira atividade de colagem, preparei tudo na noite anterior e aproveite que ele estava no jardim, peguei a bandeja bem rápido e deixei a bandeja na estante de artes. Quando viu foi correndo para pegar e nem deu tempo de tirar a touca. Fiz uma pequena demonstração, em uma folha de papel em branco e ele passou algum tempo concentrado em sua atividade sozinho.

Nossa atividade ajuda na coordenação olho-mão, a criança aprender a trabalhar de forma independente quando fazem seus próprios projetos, melhora as habilidades motoras finas, concentração, trabalha habilidades de auto-expressão.

No final do post temos alguns links sobre recursos de artes!






http://descobertadacrianca.blogspot.de/2014/11/primeiro-contato-com-arte-23-meses.html
http://www.michaelolaf.com/1-3%20ART07.pdf
https://thefullmontessori.wordpress.com/2014/12/20/art-montessori/

Nenhum comentário:

Postar um comentário