É muito gratificante ver todos os trabalhos dele, tudo que tem feito durante todos os meses. É bom estar em casa e poder concentra-me em suas atividades, ambiente e preparar com carinho e atenção cada elemento do seu dia. Acredito que tudo que conquistamos até agora, foi feito com muito amor, respeito, empatia, observação e dando muito tempo para ele conhecer e experimentar cada atividade. A observação é um dos fatores mais importantes, em nosso dia a dia e assim posso entender melhor as necessidades dele. Agora também está chegando o momento, de renovar o nosso inventário de materiais. Percebo que alguns já estão com seu ciclo de atividades concluídos, ele mostra menos interesse e já conhece as possibilidades e o funcionamento. Então agora é o momento de acrescentar novos materiais. Assim que nosso novo inventário de atividades estiver pronto, estarei dividindo com vocês.
Paula Polk Lillard e Lynn Lillard Jessen:
" A chave para aplicar com êxito os princípios Montessori, estão na realidade sempre na observação da criança. No entanto, a observação é um grande desafio para os adultos que desejam apoiar o desenvolvimento da criança. Porque é assim? Como já aprendemos, para apoiar a crianças em seu desenvolvimento, temos que perceber o momento certo e oferecer o objeto e atividade certa. Como mostrar algo, é a parte mais fácil. Sobre os passos de como fazer, pode ser montada uma lista, para pais e educadores em um curso Montessori. Tomar tempo para observar a criança sem poupar esforços, para descobrir o que poderia ser introduzido e quando intervir, é o mais difícil.
Se você ainda tem dúvidas sobre o processo de observação, veja este link com os seguintes pontos:
A preparação do Olho
Observe como um observador
O erro de Assistência
Paciência e Ciência
A preparação do Olho
Observe como um observador
O erro de Assistência
Paciência e Ciência
Sobre a observação
http://montessoriguide.org/in-her-words-from-the-london-course-1921/
Nossos materiais
1. Laço motor Ikea, coordenação motora olho-mão e reconhecimento de cores.
1. Laço motor Ikea, coordenação motora olho-mão e reconhecimento de cores.
2. Bandeja de transferência de sólidos, coordenação motora olho-mão, concentração e refinamento dos movimento.
3. Conexão de parafuso, coordenação motora olho-mão, coordenação motora fina , concentração e paciência.
4. Pinçando pérolas, coordenação motora olho-mão, concentração e refinamento dos movimentos. Usamos uma pinça bem robusta e quando a coordenação motora estiver mais aprimorada, usaremos para novas atividades uma pinça menor.
5. Bandeja com alguns elementos para as primeiras tentativas de arte. Ele gosta muito de manusear a massa de modelar e tem sido uma atividades diária.
6. Os pequenos cilindros: Percepção e diferenciação de dimensões.
Reconhecer como o corpo e a cavidade correspondem uns aos outros.
Coordenação do movimento.
Cruzamento da linha central do corpo.
Aperto de três dedos.
Base para a compreensão matemática.
Formação de estruturas ordenadas e linhas.
A formação de conceitos:
grosso-fino, grande-pequeno, raso-profundo, estreito de largura,
alto-baixo, mais alto do que.
1. Alinhavando pérolas, é uma atividade ótima para coordenação motora olho-mão e concentração. É uma de suas atividades preferidas no momento.
2. Cartões de imagem para trabalhar o desenvolvimento da linguagem e os primeiros conceitos dos grandes artistas. Ele gosta muito das imagens de Claude Monet.
3. Die kleine Raupe Nimmersatt, ele também gosta muito de folhear e ver a pequena lagarta.
4. Kleine Bildergeschichten von Nik, a vida cotidiana das crianças giram em torno rituais fixos, hábitos e lugares: 13 imagens baseadas na vida real em torno da vidas cotidiana das crianças. Este pequeno livro oferece as crianças de dois anos, a oportunidade de identificar-se, com pensamentos e participação. Lindo direto e sensível retratando os grandes prazeres e pequenos problemas na vida familiar cotidiana. As ilustrações detalhadas carinhosamente por Regine Altegoer refletem situações e emoções. Um livro muito especial para ser lido em voz alta, não somente a noite.
5. Nossa primeira bíblia ilustrada, um livro com belas ilustrações! Aqui em casa somos religiosos e a bíblia então é um livro dentro do contexto da vida real.
6. Cesto com cães de raça e cartões de correspondência, para ajudar no desenvolvimento da linguagem, reconhecer e classificar os animais.
7. Mais um cesto com cartões de correspondência e animais miniatura, também apoiando o período sensível da linguagem.
8. Os primeiros blocos de madeira, confeccionados em casa e tratados com cera de abelha líquida. Foi nosso primeiro projeto feito para ele, os seus primeiros blocos de madeira e ele gosta muito.
9. Lego duplo, as peças de lego são boas para aprimorar a coordenação motora olho-mãos e desenvolver a criatividade. Ótimo para os período em que a criança começa a aprender, os primeiros conceitos de relações espaciais e desenvolver seu senso espacial. Então é um bom momento para oferecer, alguns materiais de construção.
10. Instrumentos musicais, ele gosta bastante de sua gaita.
11. Quebra-cabeça com puxador, preparação indireta para escrita, coordenação motora olho-mão e reconhecimento das formas corretas e paciência.
12. Empilhador horizontal, coordenação olho-mão, prática de diferentes apertos de dedo e reconhecimento de cores.
13. Caixa de formas, é uma atividade ótima para criança pequena. A coordenação entre mãos e olhos é desenvolvida quando fica claro que um brinquedo e montado de uma maneira específica, por exemplo, um cubo em uma abertura quadradoa e uma esfera em uma abertura redonda.
Nossa área de contrução
Se você gostou do nosso post, não deixe de comentar aqui no blog também. Assim trocamos experiências que não se perdem e ficam registradas para ajudar outras famílias também.
Obrigada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário