tt

tt

sábado, 4 de outubro de 2014

A busca inconsciente da criança: Independência e a personalidade livre

Estou aprendendo todos os dias, com cada passo que seguimos juntos. Aprendendo que antes de pensar nos detalhes das atividades, preciso estar preparada para ajudar meu filho. Pois o sucesso de qualquer atividade não depende somente do ambiente preparado, não inclui somente os materiais, mas tamém o adulto envolvido no processo. A atitude do adulto em relação a criança, é de importância fundamental.


Os objetos da vida prática não têm nenhum trabalho científico: eles são os mesmos que os utilizados onde há crianças; que a criança vê em uso no lar, e de fato devem ter proporção de uso para pessoas pequenas. Maria Montessori. A descoberta da criança.
 

O ideal é iniciar os execícios com recipeintes indênticos em relação ao volume. Eu também acho as jarras transparentes ótimas, para ele acompanhar a transferência dos grãos.

Concentração para não deixar os feijões caírem fora da jarra e coordenação motora olho-mão, exercem um papel importante durante o exercício.


O adulto faz a primeira demostração da atividade e depois convida a criança. Os movimentos devem ser feitos de forma lenta, para criança acompanhar cada detalhe.
Execute cada movimento de forma lenta, exata e clara. Mantenha sempre em mente a forma como você executou cada passo do exercício, para que em uma repetição do mesmo exercício, os passo da execução sejam os mesmos.
 

Durante a execução do exercício fale com a criança somente o necessário. Evitando assim momentos de distrações durante a execução do exercício.


Maria Montessori acreditava que os exercíos da vida prática, influenciam a personalidade da criança de forma positiva.


Verificando se sobrou algum na jarra. As atividades de transferência de sólidos, ele gosta muito.


Controle de erros é feito através dos grãos soltos na bandeja. Treinando o movimento de pinça, através do recolhimento dos grãos.


Alguns feijões espalhados na grama.

Os exercícios da vida prática oferecem incentivo para o desenvolvimento da personalidade, elevam a autoatividade da criança, autoconsciência, controle dos movimentos, autosatisfação, autoconfiança, independência e responsabilidade.

Materiais:
Bandeja - Loja de artesanato local (2, 00 Euros)
Jarra - Second-hand (1, 00 cada)
Produtos de baixo custo para uma ótima atividade e materiais que encontramos em casa.
É importante olhar sempre para as coisas que temos em casa, o ambiente doméstico é diferente de uma sala Montessori, com todos os seus materiais e guias preparados. 
No ambiente doméstico, você precisa de um grupo de materiais bem selecionados, boas ideias e atividades que ajudem  a organizar o espírito da criança. Então é colocar seus planos em prática!

Espero que gostem do post! Ficaremos felizes em ler sua tragetória montessoriana também!


Nenhum comentário:

Postar um comentário