tt

tt

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Montessori 26 meses



A criança pode organizar os blocos seguindo o critério das cores, também pode fazer agrupamento de formas e tamanho.
Os blocos são finos e exigem o aperto de três dedos, habilidade importante para a escrita mais tarde. Os blocos ajudam no reconhecimento de formas, fores, quantidade, agrupamento maior, menor e menor que.


Formas e sombras
Um jogo de 40 peças que a promove a percepção visual das crianças. Aprendendo sobre as formas e suas sombras. As figuras de madeira se ajustam as plaquetas. Apoia também o período sensível para pequenos objetos.


Plan Toys
Um conjunto de quatro formas geométricas que podem ser empilhados em conjunto de acordo com o número orifícios. Apoia os primeiros conceito de matemática, cores e formas. Reconhecimento de formas, geometria, cor e padrão de reconhecimento.


Os blocos ajudam a construir a força nos dedos e mãos, melhorar a coordenação olho-mão. Desenvolvimento do vocabulários  tamanhos, formas, posições e habilidades matemáticas. Ajudam  do processo de agrupamento, adição e subtração. Experiências elementares, gravidade, equilíbrio e geometria. Comprado no Ebay.

 

Placa de pinos
A placa de pinos pode ser usada para exercícios de coordenação motora olho-mão, subtração multiplicação, padrão, simetria, triagem e trabalho de sequenciamento. Placa de pinos também pode ser usada para fazer conexão com elástico, para completar letras, formas e números.

Assim como eu apresento as imagens aqui no blog, tudo também é organizado da mesma forma na estante de atividades. É importante manter a beleza, limpeza e organização dos materiais. Maria Montessori disse, que os materiais devem ter características que fale com os sentidos da criança: "Eu sou interessante me tome em suas mãos."
Estamos falando da estética dos materiais, ambiente e tudo que circunda o dia a dia da criança. Nosso post não está abordando materiais Montessori, porque no ambiente domestico você não precisa deles.
Mas você precisa de materiais que tenham propósito, que ajudem a criança a trabalhar os sentidos, raciocínio, mãos, coordenação motora olho-mão, conceitos de matemática. Materiais que isolam qualidades como cores e formas também são interessantes no ambiente doméstico.
 

2 comentários:

  1. Ops...estou no celular e não sei se o comentário foi! Se foi duas vezes, apaga :) Desde o ano passado iniciei uma pequena empresa para o desenvolvimento de brinquedos artesanais em tecido, para crianças a partir de um ano. Tenho aprendido muito com blogs, como o teu. Um dos brinquedos é o livro de arividades formas e cores. Fica o convite para conhecer: http://criacoesemfamiliaecia.divitae.com.br/produto-93440-livro-de-atividades-formas-e-cores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita ao nosso blog Marion! Visitarei com certeza para conhecer seu trabalho!

      Excluir