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quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

O tapete (26 meses)






















O uso do tapete é uma atividade que desperta o interesse dele de forma especial. O nosso tapete sempre fez parte do ambiente, mesmo antes dele aprender a usar. O tapete não é um local de atividade obrigatória. Aqui em casa meu filho faz atividades em bandejas, direto no chão e em sua mesa. O tapete é uma forma de limitar o local de trabalho da crianca, em escolas Montessori também tem a função de manter o trabalho da criança preservado e chamando a atenção para as outras criança, que alguém está trabalhando em uma determinada atividade. Maria Montessori percebeu que as crianças, gostavam de trabalhar diretamente no chão. Então providenciou tapetes, que funcionavam com pequenas "ilhas" de trabalho. O tapete também pode ser muito interessante, para duas crianças que dividem os mesmos ambientes, para cada uma aprender a respeitar, as atividades da outra. Ou seja, meu trabalho ainda está no tapete, então significa que estou trabalhando ainda.

O tapete

Idade: apartir dos 2 anos
Um pequeno tapete é muito importante para a criança. Ele deve ter dimensões de 1, 50 x 70 cm. A área de trabalho é delimitada por estes tapete e ajuda a manter limite e foco sobre a atividade. Torres de madeira, alfabeto móvel, jogos e outras atividades são realizadas pelas crianca, com prazer em cima do tapete. Para que o tapete seja sempre enrolado da forma correta é necessário um pouco de exercício.

Transportando e desenrolando o tapete
O tapete fica armazenado em uma cesta ou suporte. A mão esquerda segura o topo do tapete, a mão direita segura-o de forma firme na parte de baixo. Quatro dedos seguram o rolo, o polegar nas extremidades e o tapete pode ser transportado para o local desejado. O lado do tapete aberto está agora diante do adulto. Ajoelhe-se no chão, desdobrando a borda frontal e desenrole o tapete para a frente. Observar alternanda entre as duas bordas do tapete. Quando desenrolar o final do tapete, alisar ambos os lados lentamente. Caminhe com a criança ao redor do tapete para olhar a nova superfície de trabalho. Agora, a criança pode repetir o exercício. Elas se alegrarão com sua própria área de jogo e trabalho.
Enrolando o tapete
Ajoelhar-se diante do tapete e dobrar a borda fontral bem pequena. Lentamente enrolar o tapete para a frente, deslize para frente com os joelhos para acompanhar o movimento do tapete e verificar se as bordas estão enroladas da forma correta. Continuar enrolando até que a borda esteja no topo. Com quatro dedos segurar o tapete já enrolado, com os polegares nas bordas do tapete para não desenrolar e levar para seu local de armazenamento. Acomode o tapete com cuidado no chao e devolva para a cesta ou suporte.
Importante
Tome cuidado para mostrar a criança as sequências de movimentos individuais claramente. Em seguida, ela não terá problemas com este exercício.
Controle de erros
Isso fica evidente no fato de que o tapete é enrolado torto ou muito solto e desenrola.

Interesse especial
Direcionado para as bordas do tapete que estão enroladas iguais e o transporte cuidadoso.

Exercícios
Aprender a técnica de enrolar, ajuda a criança transferida esse movimento para outros objetos. Toalhas, guardanapos, papel e modelar.

Enriquecimento do vocabulário
por palavras tais como tapete, porta-tapete, rolo de tapete, desenrolar, enrolar, abrir, fechar, retângulo, quadrado.
Transportando e desenrolando
 
Enrolando o tapete
 

Fonte das imagens e textos do livro: Montessori Praxis

Um comentário:

  1. Olá, parabéns pelo trabalho.
    Pode me mandar uma foto do livro "Montessori Praxis"? Não consigo identificar de jeito nenhum... Gratidão!

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