tt

tt

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Pérolas - Coordenação motora fina (23 meses)

"Se a mente e a mão trabalham de acordo com o plano da natureza como uma unidade, os resultados são surpreendentes." - Paula Polk Lillard  e Lynn Lillard Jessen - Montessori from the Star

 
Nova atividade na nossa estante, coordenação motora olho-mão.

O que a criança aprender?
Habilidades motoras finas, coordenação olho-mão e aperto de pinça
Concentração para inserir o cordão através da abertura das pérolas de madeira
Além de apoiar os movimentos intrísecos

É importante lembrar, que para promover as capacidades motoras finas e  apoiar o desenvolvimento das crianças na área de habilidades motoras finas, é preciso oportunidades suficientes para aprimorar essa habilidade. Deixar a criança tentar com  acalma, dar possibilidade de explorar objetos e perceber com todos os seus sentidos. Assim nós podemos promover as habilidades motoras  finas das criança.
Nas primeiras fotos o cordão ainda estava muito longo, então logo troquei para um bem mais curto. É mais seguro e não oferece risco, quando ele retirar o material da estante sem a minha presença. Escolhi pérolas bem grandes, pois não oferecem risco de asfixia.
O material foi confeccionado em casa:
Pérolas grandes em cor natural, compradas no mercado de construção.
As pérolas coloridas foram retiradas do laço motor da Ikea.
Bandeja comprada em loja de artesanato.
Caixa de Madeira com quatro divisões, comprada em loja de artesanato. Então só encaixei a caixa na bandeja.
Cordão com agulha de madeira, são partes de outros materiais, para coordenação motora olho-mão.

 
 
Por que o trabalho das mãos é tão importante, para a inteligência humana?
A descoberta de Maria Montessori, sobre a importância das mãos para o desenvolvimento da inteligência humana é única. Sabemos que somos a única espécie humana que têm a compreensão entre o dedo indicador e polegar. No entanto, raramente pensamos sobre o fato de que todas as realizações humanas, seja na medicina, as ciências naturais, artes, tecnologia, são resultados da inteligência humana e da ligação desse movimento único, produzido pelas mão do adulto maduro. Em crianças, é a atuação do intelecto que cria um sinal de realimentação de informações para as mãos: A mão sinaliza ao cérebro, o cérebro conduz a mão por causa das novas informações, a mão detectada mais informações, executando as novas instruções e reenvia de volta para o cérebro. Este processo é uma ação contínua de aprendizagem e desenvolvimento. Se o desenvolvimento da criança durante o processo de educação, pode progredir neste curso - em outras palavras: "Se a mente e a mão trabalham de acordo com o plano da natureza como uma unidade, os resultados são surpreendentes." - (Lillard / Jessen: Montessori from the Star)
 



Base para atividade retirada do livro:
Aktionstabletts - Experimente und Spielangeboten
Veja na página Montessori álbum, com é feita a apresentação do material
http://www.montessorialbum.com/montessori/index.php?title=Bead_Stringing


Nenhum comentário:

Postar um comentário