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terça-feira, 13 de maio de 2014

O trabalhos de construção da infância é organizado pelos períodos sensíveis: Pequenos objetos




Essa semana organizando algumas coisas, meu filho encontrou uma pequena chave de fenda. Um objeto minúsculo, que passou desapercebido aos meus olhos. Porque as crianças enxergam detalhes tão pequenos, tão preciosos? Elas estão fixadas em pequenos objetos e pequenos detalhes. Maria Montessori, chamou essa fase do desenvolvimento da criança, de período sensível para pequenos objetos. Uma fase que incia aos 1 ½ - 4 anos, mas pode acontecer mais cedo ou mais tarde. Durante esse período os olhos das crianças descobrem coisas, que normalmente passam desapercebidas aos olhos dos adultos. Meu filho busca esse pequenos detalhes em toda parte, seja observando as formigas no jardim, um pequeno besouro na grama e até pequenos grãos de poeira. É realmente incrível ver como os olhos da criança, enxergam todas essas maravilhas. O trabalhos de construção da infância é organizado pelos chamados períodos sensíveis. Períodos Sensíveis não são repetitivos. Após este tempo, tudo que não foi aprendido, vai custar muito mais esforços para a mente. O período sensível para pequenos objetos, é muito importante, porque a criança desenvolve a base para a precisão. Ela precisa desenvolver destreza, coordenação olho-mão e um bom aperto de pinça.
Durante esse tempo a criança tem um grande interesse, por pequenos detalhes em seu ambiente. Ela percebe tudo, existem várias pequenas coisas no ambiente, que dificilmente conseguimos ver. Durante uma caminhada, continuamos andando e a criança permanece muitas vezes, parada e percebe pequenas coisas que a fascinam. Durante esta fase, os adultos precisam de muita paciência. Para reconhecer é necessário observar! É muito emocionante simplesmente estar presente, sem precisar fazer nada, somente poder olhar. Mas isso só funciona, se estivermos dispostos a espera, perceber oque a criança deseja nos transmitir e não interromper a criança em sua busca, mas sim deixar ela ter tempo, para descobrir as coisas. Isso significa não interromper a criança, não oferecer constantemente novos objetos ou brinquedos. A criança aprende através da repetição e da experimentação. Elas reconhecem em algo já conhecido, o novo. Elas tornam-se confiantes com as diversas possibilidades e desenvolvem paciência, quando podem repetir suas tentativa. É importa lembrar que nossa intenção como adulto, é sempre de ajudar, mas isto evita que a criança tome sua própria iniciativa e não permite que ela termine de forma independente um trabalho iniciado. Resta às crianças pouco tempo para tentar algo ou  jogar de forma independete. Assim que percebemos a dificuldades da crianças, em solucionar um problema, interferimos, mostrando e explicando. Em nossa sociedade moderna, devido à ocupação dos pais, a atividade real da crianças perdeu seu significado. Essa perda beneficia a  indústria de brinquedos.






















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