tt

tt

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Montessori para bebês

 


Coordenação olho-mão e atenção
Este é um grupo de materiais muito interessante, para o desenvolvimento do bebê. Materiais que trabalham um propósito isolado. Ajudam a desenvolver os músculos das mãos e a concentração. 

1. Empilhador de cores primárias:
desenvolvimento da coordenação olho-mão
reconhecimento das cores primárias
classificação por tamanho e forma
 
2. Anéis de empilhamento horizontal:
aperto de três dedos (importante na manipulação de objetos da vida diária)
coordenação motora fina
coordenação olho-mão
concentração

3. Empilhador vertical:
avanço da linha média de cruzamento (preparação indireta, para escrita e leitura)
 

4. Caixa de objeto de permanência:
coordenação olho-mão

Nova fase de materiais


13 Meses
Este é o novo ciclo de atividades do Adriano (13 meses). Uma nova etapa, para apoiar o desenvolvimento da concentração e das mãos. É importante desenvolver essas atividades, quando a criança não estiver cansada, ou com sono. Aqui as atividades são feitas, em momentos em que  percebo, que tenho a atenção total dele. Depois do passeio ou quando acorda do sono da tarde. Caso contrário o foco e a concentração não acontecem. O método Montessori também ajuda os pais, a reconhecer os momentos, em que atividades com grau de dificuldade maior, não são bem-vindas. Também é importante lembrar, que a maioria dos materiais, que uma criança gosta de manipular, são encontrados no dia a dia. Os materiais 1, 2 e 3 foram fabricados em casa. Os discos de empilhar são partes deste material, pirâmide de anéis.
Eu achei a dificuldade muito elevada, então separei os anéis nas cores primárias. Os argolas do número 3, são de cortina, já tinha em casa. O único material comprado, foi o número 4 (caixa de permanência de objeto).

"Atenção polarizada é um contato ativo entre a criança e o objeto. Objeto que a criança escolhe, em um ambiente preparado".

Link com atividades para bebê de 0 até 3 anos
Montessori para famílias 
Materiais para bebês
http://montessoritraining.blogspot.de/2013/07/modern-montessori-materials-infant-toddler-prepared-environment.html

Se você gostou do nosso post, não deixe de comentar aqui no blog também. Assim trocamos experiências que não se perdem e ficam registradas para ajudar outras famílias também.
Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário