tt

tt

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Cuidados do ambiente (27 meses)


Espremer o pano era uma tarefa difícil e agora vejo como os movimentos das mãos estão cada vez mais precisos. 

"Esse trabalhos têm um propósito muito diferente do que para nós adultos. O objetivo da criança é criar o homem que ela será. Enquanto os adultos trabalham para melhorar o seu ambiente, a criança trabalha para si mesma. As crianças gostam de fazer atividades domésticas nesta idade. Atividades que exercitam seus músculos e que conduzem a resultados visíveis, que são úteis para elas e as pessoas em seu ambiente" - Dr. Silvana Quattrocchi Montanaro

Hoje na parte da manhã fizemos atividades da vida prática, mesmo depois da atividade concluída ele continuou limpando as folhas e espremendo o pano. Durante a atividade pude perceber como os movimentos das mãos estão cada cada vez mais precisos. Antes ele precisava de muito tempo, para espremer o pano da maneira correta. Agora sem precisar fazer demostração ele consegue espremer corretamente. Antes ele também não tinha muita paciência para esperar a demostração, agora o grau de atenção aumentou.

No início o trabalho da criança é motivado simplesmente pelo prazer do movimento e da repetição. Por isso ela segue com sua atividade de forma diligente, sempre esperar por resultados. Cada atividade significa que ela está desenvolvendo  autocontrole, coordenação dos movimento e concentração.
Alguns dos benefícios dos exercícios da vida prática:

Atividade independente
Verificação de erros
Melhora gradual das atividades
Alcançar autocontrole progressivamente e consciente
Somos membros do grupo Montessori para famílias e as vezes vejo algumas mães preocupas, porque a criança não passa muito tempo com a atividade. Não se preocupem e continuem preparando o ambiente e selecionando atividades interessantes para sua criança. Fique sempre no plano de fundo, deixe a criança trabalhar e ofereça ajuda se ela precisar. As vezes eu ficava sentada no chão com ele, porque só querir fazer a atividade se eu ficasse junto. Então era um momento para observar também, observar suas mãos e como os movimentos estavam se desenvolvendo. Então deixe tempo para sua criança trabalhar, mesmo que ela deseje sua proximidade. A criança vai se desenvolver e atingir  um grau cada vezes maior de independêcia, sem precisar da sua ajuda.




Fazer o movimento de cima para baixo, ao limpar a folha melhorou muito. Agora estamos aprendendo a segurar a folha da forma correta, na parte inferior para não danificar a planta. É importante oferecer plantas que tenham folhas firmes no início.


Ao segurar o regador percebo como os movimentos das mãos se desenvolveram nos últimos meses.
Além de limpar as folhas e regar as plantas, as crianças também podem ajudar a plantar bulbos de flores, retirar as folhas mortas, fazer a troca da terra e preparar um vaso para planta.



2 comentários:

  1. Mãos lindas! Tenho certeza que são mãos de um grande homem. Maravilhoso acompanhar a trajetória dessa família. Parabéns Josi.

    ResponderExcluir
  2. Anthoniany, muito obrigada por suas palavras sobre meu filho! Fico muito feliz com sua visita ao nosso blog. São tantos desejos, pensamentos e objetivos que nos aproximam. Nossa perseverança, força e crença, em tudo que podemos ajudá-los a conquistar.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir