tt

tt

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Preparo e envolvimento lanche



Alguns utensílios que podem ajudar a criança no preparo e envolvimento dos lanches. É importante dispor objetos que possam ser manipulados pela criança sem ajuda do adulto. Uma pequena faca sem corte para passar manteiga e outros alimentos pastosos, mas também serve para os primeiros cortes de alimentos macios (como banana por exemplo). Um cortador de maçã que torna o corte mais prático, em relação ao uso da faca e depois a criança pode aprender a descascar, com um descascador de legumes. Um extrator suco de laranja (o nosso é de vidro um pouco mais pesado), um utensilio que acho muito interessante, pois a criança vai treinar o movimento de rotação do pulso e não é uma tarefa fácil. Duas vasilhas de vidro, uma para depositar as cascas e a outra para os alimentos já cortados e limpos. Tábua de bambu (escolhi esta com abertura, para facilitar o transporte).
Ainda podemos acrescenta guardanapos, uma pequena lixeira que pode ser posicionada ao lado da mesa.
É importante oferecer as criança atividades como, despejar água de uma jarra para um copo, preparar pequenos lanches, ajudar na disposição da mesa e retirar os utensílios após as refeições. Essas atividades ajudam a criança a maneira correta de cuidar de si e do ambiente, ela torna-se  independente e vai aprender gradativamente a cuidar de suas necessidades.
Faça um espaço em sua cozinha e deixe sua crianca aprender a trabalhar com sua supervisão!

Montessori from the Start, uma vez que os materiais selecionados para uma finalidade, tais como para preparação de alimentos, que estão dispostos na utilização sequencial da esquerda para a direita e de cima para baixo num tabuleiro, para que a criança adote essa ordem precisa, como parte de sua inteligência funcional. Acreditamos que este ordem mental é necessária para mais tarde ter sucesso na escrita e leitura. Assim, a criança prepara-se com esse ciclo de atividade, indiretamente para linguagem escrita no futuro.
 
Como é na sua casa? Divida conosco sua experiência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário