tt

tt

domingo, 2 de novembro de 2014

Aprendendo com elementos da natureza

"A alma não se move em linha reta, ela não crescer como capim. A alma se desdobra como uma flor de lótus com inúmeras pétalas."
Khalil Gibran

 
 
Mais um fim de semana de atividades livres no jardim, mesmo quando o dia não parece muito bonito, diversas surpresas estão do lado de fora esperando para serem descobertas. Agora é outono e a natureza começa a mostrar sua linda transformação, as árvores ganharam lindas cores e estamos aproveitando os dias dourados. Fazer atividades em casa é sempre muito bom, mas também é importante chamar a atenção da criança para o mundo físico.
Podemos observar como animais coletam pequenos estoques para o inverno e como bandos de aves migratórias voam em busca do sol.

No jardim, está na hora de plantar os bulbos de flores, para que no próximo ano eles possam anunciar a chegada da primavera. São quenas lições de educação cósmica, sobre respeito, sobre o ciclo de vida da natureza e sobre nossa responsabilidade no equilíbrio do planeta. Mais tarde ele vai aprender que alguns bulbos devem ser plantados, antes da primeira neve e que alguns devem ser retirados, porque não são resistentes ao frio. Muita coisa linda temos ainda pela frente, muitas descobertas sensoriais.


Lama e terra são o primeiros materiais de modelagem para crianças pequenas. Elas modelam, apertam, fazem formas e brincam de acordo com sua  imaginação. Por isso ainda faz parte das atividades dele, sua caixa de areia e mesa de água ainda estão a disposição no jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário