tt

tt

domingo, 21 de setembro de 2014

Coordenação motora fina (22 meses)

Coordenar os movimentos dos olhos com as mãos, não é uma tarefa fácil para a crianças, nos primeiros meses de vida. O bebê usa primeiro olhos e mãos de forma isolada. Mas para agir de forma eficaz em seu ambiente, a criança precisa aprender a coordenar olhos e mãos. Os movimentos das mãos devem ser alinhados, com o movimento dos olhos. O amadurecimento de tal habilidade, pode ser apoiado em casa, com exercícios simples. Este é um exemplo simples de exercício que pode ser feito, com a supervisão de um adulto e ajudar na coordenação olho-mão. No dia em que ofereci o exercício, infelizmente não tinha canudos de bebida, que são muito melhores para o exercício e mais seguros. Mas no dia seguinte troque os materiais, (palitos por canudos), também podemos usar algo, com as pontas arrendondadas. Mesmo trocando por material mais seguro, é uma atividade que temos na cozinha, assim eu posso supervisionar porém sem interromper. Quando a criança é muito jovem, acho que deve ter a supervisão de adulto, acompanhando suas atividades. Mas o adulto deve se manter quieto e só oferecer ajuda quando a criança realmente precisa. Uma atividade com custo baixo e que vai ajudar na coordenação motora fina.
 

É um dos exercícios favoritos do meu pequeno, algumas vezes ele pratica por um bom tempo. Inserir palitos em um orifício pode ser uma atividade fascinante.


Uma atividade que trabalha coordenação motora olho-mão, movimento de pinça, concentração e paciência. Paciência ele precisa de um pouco mais! Ele começou a se interessa por essa atividade, com cerca de 18 meses.


É bom estar sempre olhando tudo que temos em casa, sempre tem algo que pode ser transformado em material de aprendizagem. Potes, caixas de papelão, podem ser usados como recipientes para inserir objetos. Um corte na parte superior de um pote com tampa plástica, você tem um material para inserir ficha. O ideal são fichas bem grandes, para evitar o risco de asfixia.


As pequenas bandeja eu compro em lojas de 1, 99. São ótimas para atividades com pequenos materiais.


O saleiro custou 0,50 centavos de euro. Aumentei o diâmetro dos orifícios, com uma chave de fenda. Pronto um material ótimo, que treina várias habilidades. Devemos olhar sempre para a nossa própria casa, sempre tem algo que pode ser transformado e pode ser oferecido como ferramenta de aprendizagem, no ambiente doméstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário