tt

tt

sábado, 25 de janeiro de 2014

Como Maria Montessori descobri o sentido de ordem nas criança?

Maria Montessori, descobriu o sentido de ordem nas crianças, quando estava fazendo uma viagem turística em Nápoles. Quando ela e um grupo de viajantes, estavam sendo guiados pela gruta de Nero.
"Entre o grupo encontrava-se uma jovem mulher, conduzindo uma criança pela mão. Uma criança que realmente era jovem demais para viajar este longo percurso a pé. "
Quando a criança foi ficando cansada, a mãe pegou-a nos braços. Mas devido à carga da criança, ela começou a sentir calor, então parou, tirou o casaco e colocou -o sobre o
braço.
Montessori : " Quando ela pegou a criança novamente a mesma caiu no choro e começou a gritar desesperadamente, em vão a mãe tentava acalmá-la. A mãe estava exausta e visivelmente nervosa... " Os outros visitantes estavam tentando ajudar e a criança passou de mão em mão. Quando chegou aos braços fortes do condutor do grupo os gritos alcançaram seu clímax.
Maria Montessori " pensou que uma reação assim, sempre tem uma causa psicólogica, associada a uma sensibilidade da criança ". Então ela decidiu fazer uma tentativa.
Ela perguntou a mãe que já estava muito nervosa : " permitem -me ajudá-la a colocar o casaco de novo?"
A mãe olhou para Maria Montessori com uma expressão perplexa, ela tinha acabado de tirar o casaco, por causa do calor. Mas ela obedeceu, e imediatamente a criança acalmou-se.
Ele repetiu várias vezes : " To palda " ("No ombro").
Montessori textualmente: "Portanto sim, a mãe deve vestir o casaco por cima dos ombros." Era como a criança estava pensando: Até que enfim você me entendeu "estendeu a mão para a mãe, sorriu para ela, e o resto da caminhada foi completamente pacífica. O casaco na vista da criança (neste estágio de desenvolvimento) estava lá para ser usado sobre os ombros e não para ser usado no braço. Esta desordem na pessoa da mãe causou um conflito angustiante na alma da criança.

Texto traduzido do livro, Montessori für Eltern

Nenhum comentário:

Postar um comentário