tt

tt

domingo, 1 de dezembro de 2013

Ambinte preparado



 
 Quarto do Adriano (12 meses)
Estamos vendo os resultados do Método Montessori, no desenvolvimento de nosso filho todos os dias. Ele é um bebê muito independente, acessa todos os côdos da casa. Seu nível de concentração amadureceu muito. Ele já consegue ficar, cerca de 10 minutos sozinho, com alguma atividade. Sua atividade preferida é manipular objetos do dia a dia.
 
Espaço para movimento e atividades - Na próxima etapa mesa e cadeira

Ambiente preparado
Montessori entende por um ambiente que atenda as necessidades da criança, com materiais classificados que incentive suas atividades. É de responsabilidade dos educadores, mães ou pais, através de observações preparar o ambiente de forma adequada para a criança.
Portanto, são os adultos que carregam a maior responsabilidade na preparação do ambiente. Prepara o ambiente com condições que encorajem a criatividade e a concentração da criança. A criança quer através da nossa ajuda aprender a lidar com os materiais e seu ambiente sozinho. O desafio dos pais é colocar esse ambiente em prática. Apoiar o desenvolvimento da criança, incetivá- la a trabalhar de forma independente, com materiais que forneçam controle de erros. Esta é a forma mais importante de preparar adequadamente ambiente.
"Se tivéssemos que viver um dia em um ambiente que corresponda ao que nós  preparamos para nossos filhos, como impotente que seriamos! Usaríamos todos os nossos esforços, toda a nossa energia, teríamos de usar tudo em nossa defesa, e sempre nos defender, dizendo: "Não, deixe-me, eu não quero! E nós finalmente cairíamos
em lágrimas como as crianças, quando elas não encontram outra defesa.
Se prepararmos um ambiente em casa que corresponde ao tamanho das forças e as capacidades mentais das crianças, a onde ela possa viver livremente. Seria um grande passo para a solução do problema educacional, pois assim fazendo, nós damos a criança o  seu ambiente". (Montessori, Kinder sind anders)

Montesssori from the Start
How To Raise An Amazing Child the Montessori Way

Nenhum comentário:

Postar um comentário