Considere
a criança de dois anos de idade, e sua necessidade de movimento. É
natural que ela mostre tendência para caminhadas. Na criança o ser
humano está sendo preparado, e todos os recursos humanos básicos
devem evoluir. Uma criança de dois anos é capaz de caminhar, dois
quilômetros, e escalar se ela desejar. As dificuldades que ela
encontra em sua jornada, que são interessantes para ela. Deve estar
claro para o adulto, que o fato de caminhar, para uma criança, tem
um significado totalmente diferente do que para nós. A idéia de que
a criança não consegue fazer grandes caminhadas, tem base no fato
de que nós exigimos, que a criança deve caminhar tão rápido como
nós fazemos. Mas isso é exatamente inútil, seria como como
caminhar por exemplo, no mesmo ritmo com os cavalos, até que
ficassemos sem ar, e este, em seguida, nos diz: "Isto é inútil,
suba e podemos continuar a correr juntos até lá". Mas a
criança não quer chegar lá, ela deseja apenas caminhar; mas como
suas pernas, não estão preparadas em relação as nossas, a criança
não deve nos seguir e nós sim, devemos seguir a criança. A
necessidade de acompanhar a criança, parece ser clara neste caso.
Não se deve esquecer porém, que esta é uma regra, em relação a
educação das crianças pequenas. A criança tem suas leis de
desenvolvimento, se quisermos ajudá-la em seu crescimento, não
devemos apressá-las
e sim acompanhá-la.
A criança não anda somente com as pernas, mas também com os olhos.
Ela é impulsionada através das coisas interessantes, a caminhar
sempre adiante. Ela caminha e faz uma pausa, olha um carneiro
pastando, senta-se e admira, então ela caminha um pouco mais
adiante...vê uma flor e quer cheirá-la...em seguida, ela vê uma
árvore, segue até ela, correr quatro ou cinco vezes em torno dela,
se senta e contempla. Desta forma ela vai deixando quilômetros para
atrás: Estes passeios são interrompidos por pausas e ao mesmo tempo
cheio de descobertas interessantes; a criança encontra qualquer
obstáculo, como por exemplo um bloco de pedra, então a felicidade
está completa. A água também atrai especialmente. Ela vai
sentar-se na margem de um riacho, e o comtemplar, exclamando
satisfeita: "água"! O adulto que acompanha a criança,
quer chegar no seu ponto de objetivo, o mais depressa possível,
entende o caminhar de forma diferente da criança. Os hábitos da
criança são semelhantes aos dos primeiros habitantes da nossa
terra. Naquela época não se dizia, "Vamos para Paris,"
Paris, não havia ...; ainda não se dizia : "Nós vamos de
trem...", pois não haviam trens. O ser humano caminhava até
encontrar algo, que desperta-se o seu interesse: uma floresta para
recolher madeira, um campo com sementes e etc. Desta mesma maneira
natural, a criança é impulsionada a caminhar. O instinto de se
mover no ambiente, segue de uma descoberta para outra, faz parte da
própria natureza e da educação: A educação deve considerar a
criança que caminha, como um pesquisador. O princípio de explorar
que agora é usado para recreação deveria ser inserido na educação
o mais cedo possível. Todas as crianças deveriam caminhar dessa
maneira, seguindo o que as atraí. Nesse sentido, a educação pode
ajudar a criança, de foram que a escola ofereça preparação, isto
é, ela ensina as cores, a forma e as nervuras das folhas, os hábitos
dos insetos e animais. Tudo isso irá aumentar o interesse da
criança: quanto mais ela aprende, mais ele anda. Para investigar, a
criança deve ser orientada por um interesse espiritual, que nós
devemos dar-lhe. O caminhar é um exercício completo em si mesmo e
não requer nenhum outro tipo de ginástica. Durante a caminhada o
ser humano respira, o sistema digestivo trabalha e ele tem todos os
benefícios do esporte. É um exercício que apoiá a beleza do
corpo. Durante a caminhada a criança, encontra coisas interessantes
caídas no chão, algo interessante, que ela deseja pegar e olhar de
perto. Encontra um burraco e ela que pular, colhe gravetos de
madeira, para colecionar. Durante a caminhada ela estica seus braços
e se abaixa, para pegar algo e assim o exercício está completo. Nas
mesmas dimensões que a caminhada avança, o seu interesse
intelectual também cresce, e com ela a atividade do corpo. O caminho
da educação deve seguir o caminho do desenvolvimento: caminhar e
sempre olhar para frente, para que a vida da criança se torne cada
vez mais rica. Este princípio deve ser especialmente elaborado hoje
para a educação, porque as pessoas se movimentam menos e são mais
levadas por meios de transporte. Não é bom dividir a vida em duas
partes, ocupando o corpo com esporte e a cabeça com a leitura de um
livro. A vida deve ser composta de forma única, especialmente nos
primeiros anos, quando a própria criança deve construir sua vida,
de acordo com leis de seu desenvolvimento.
Mente Absorvente
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