tt

tt

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Como preparar os exercícios da vida prática - parte1




O exercício da vida prática e todos os artigos usados, devem ser sempre escolhidos de forma cuidadosa e atender a certos critérios:

Eles são esteticamente belos em suas formas e cores.

Todos os materiais são totalmente funcionais.

Todos os objetos se encaixam facilmente nas mãos das crianças.

Os exercícios desafiam a atividade das crianças.

Eles são claramente estruturados, para que a criança possa reconhece claramente a sua finalidade e possa atuar de forma autónoma.

Cada exercício está disponível apenas uma vez. Este ganha em valor. As habilidades sociais das crianças são treinadas, porque eles têm que esperar até que chegue a sua vez, entram em entendimento e chegam a um acordo. (Um aspecto comum quando falamos de uma escola Montessori, com muitas criança e grande rotatividade de materiais)

Todos os materiais têm o seu lugar dentro do ambiente preparado. Para que a criança, possa a qualquer momento utilizá-lo e devolver ao final do exercício todos objetos novamente. Isso faz parte de um ciclo completo de trabalho.

Todos os objetos montados em uma bandeja. Assim evitamos que a criança tenha que buscar objetos individuais no espaço. Ajudando assim a criança a reconhecer o local de trabalho. Os materiais não se perderem em cima da mesa, quando são usados na área de trabalho.

Os exercícios estão mudando constantemente, encaixam-se nos interesses atuais das crianças, a cultura e o ambiente.

Os exercícios fazem referência a vida diária e proporciona a criança a oportunidade de usar as habilidades e competências adquiridas em ações cotidiana.

Verificação de erro deve estar integrada aos exercícios, permite que a criança a qualquer momento - sem a ajuda de um adulto - detectar suas falhas e corrigí-las.

A criança pode repetir o exercício quantas vezes desejar.

Diferentes níveis de dificuldade garantem que o exercício e variações sejam interessantes para criança mais jovens e mais velhas.

Fonte: Montessori heute - Eine moderne Pädagogik für Familie, Kindergarten und Schule.

2 comentários:

  1. Bem interessante o texto. Adoraria ver varias fotos e exemplos de estantes montadas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise, estaremos fazendo novos posts sobre a vida prática, mostrando também nossas atividades e as variações de exercícios.

    ResponderExcluir