tt

tt

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Por que atividades manipulativas, são importantes para mãos e cérebro?



Materiais  manipulativos para promover o trabalho das mãos: Coordenação olho-mão, o desenvolvimento das habilidades motoras finas. Exercícios de encaixar, empilhar, quebra-cabeça e várias outras atividades apoiam este processo. Esta é uma atividade nova que requer concentração  e paciência para encontrar a tampa correta. Ele tentou algumas vezes, fez conexões incorretas, segui em frente e encontrou todas as tampas corretas. Ficou satisfeito quando concluiu a atividade. Um fator que considero importante para o sucesso de nossas atividades, além do ambiente preparado, dos materiais selecionados, é concentra-se nas atividades da faixa etária dele. As vezes acumulamos muitas informações e perdemos o foco principal, que é a nossa criança. Eu aprendi a selecionar as informações e atividades e assim posso otimizar os recursos para o desenvolvimento dele. Pensar nos recurso ao invés de déficit, também é um fator de grande importância.
Veja este post para entender sobre o desenvolvimento das mãos e as atividades namipulativas. Aqui!

Preparo de nossas atividades
Aqui em casa grande parte dos materiais foram comprados, mas também podemos apoiar este processo com materiais confeccionado em casa e sem custos altos. As bandejas eu compro em lojas de artesanato por 1,00 Euro, os vidros alguns já tinha em casa e os outros foram comprados em lojas de SecondHand. Grande parte das atividades que vocês encontram em nosso blog, são retiradas do livro Montessori from the Start. Este livro é um dos meus guias para o desenvolvimento do meu filho.

No quarto capítulo do livro Montessori from the Start, pode-se acompanhar o desenvolvimento da mão durante os primeiros três anos da criança e são delineadas as recomendações de Montessori aos pais, como eles podem apoiar este desenvolvimento. Seguindo Estas instrucões preparo todas as atividades do meu filho, que está com 24 meses completos.
 
Livro Montessori from the Start, sobre o desenvolvimento das mãos:
A descoberta de Maria Montessori sobre o significado das mãos para a construção da inteligência humana é único. Nós somos a única espécie que possui a compreensão entre dedo polegar e indicador. Mas pensamos raramente sobre isto, que todos os feitos humanos seja na medicina, técnica, artes são resultados, da conexão da inteligência humana e deste aperto único da mão do adulto maduro. Em crianças, é o intelecto guiado pelas ações das mãos, que passam informações em sinal de Feedback para o cérebro: A mão sinaliza o cérebro, o cérebro guia a mão devido as novas informações, a mão descobre novas informações e envia de volta para o cérebro. Este processo é um aprendizado contínuo de ação e desenvolvimento. Se o desenvolvimento da criança no decorrer de sua educação, pode progredir desta forma natural - Em outras palavras: Se a mente e a mão trabalham de acordo com o plano da natureza como uma unidade, os resultados são surpreendentes.
 

Segundo Montessori, com três anos de idade, é o tempo reconhecido em que as atividades e impressões que foram  coletadas com as mãos, de forma inconsciente começam a ser analisadas, de modo consciente para próprio progresso e para o mundo do conhecimento, para usar as mãos como ferramentas de inteligência humana.

 
 
Paula Polk Lillard e Lynn Lillard Jessen: "Defendemos as mãos como uma ferramenta de extrema flexibilidade, precisão e sutileza de movimento e deve ser entendida como um instrumento de inteligência, assim como as mãos de um cirurgião."







Se você gostou do nosso post, não deixe de comentar aqui no blog também. Assim trocamos experiências que não se perdem e ficam registradas para ajudar outras famílias também.
Obrigada!
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário