tt

tt

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Vida Prática - 30 meses

 "Os adultos devem ter por objetivo diminuir a sua atitude egocêntrica e autoritária em relação à criança e adotar uma atitude passiva, a fim de auxiliar seu desenvolvimento"
- Paula Polk Lillard

Para realizar as atividades da vida prática, precisamos somente de um espaço na cozinha, onde a criança possa trabalhar. Um local onde ela possa alcançar seus utensílios e participar das atividades. Para deixar a criança trabalhar e aprender, precisamos de paciência.
Usando seu cortador de ovos e depois decorou o prato. Não é feito com a "perfeição", que o adulto talvez espere, mas a criança tem alegria em ver seu trabalho concluído. Nosso objetivo é ajudar na indecência dele.
Não podemos esquecer que em uma atividade assim, tem muita coisa acontecendo; coordenação motora olho-mão, controle de movimento, controle de erros, concentração e autonomia.


Ele fica feliz quando prepara os alimentos, é cuidadoso ao usar a faca. Sua louças e utensílios de conzinha, ficam em uma prateleira baixa, então quando estou trabalhando, ele tem a possibilidade de ajudar.
Devemos sempre diminuir as espectativas em relação as crianças, quando elas trabalham na cozinha. Ele recebeu alguns ovos cozidos, para ajudar no preparo da salada. Então não espero que fique perfeito, ela fica linda sim, mas do jeito dele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário