tt

tt

domingo, 19 de abril de 2015

Configurando espaço Montessori com custos baixos



Este post é para dar algumas dicas, de como preparar o espaço Montessori para sua criança.
Os materiais que eu encontro aqui, podem não ser os mesmos que você vai encontrar. Mas sempre tem várias coisas que podem ser adaptadas. Quase todos os materiais da foto, com exceção das bandejas e blocos de cilindro, foram comprados em lojas de segunda mão ou confeccionados com materiais da minha casa. Em todas as casas têm recipientes vazios, com diferentes tipos de tampa. Com Recipientes assim você já pode montar uma atividade para sua criança. As pequenas tigelas eu acho simplesmente lindas, são de porcelana e ajudam muito no fator estética do ambiente.
Maria Montessori escreveu sobre a procedência dos materiais: "O material deve ser sempre de tal forma que deixe os sentidos da criança feliz. "Eu sou interessante, me leve em sua mão!". Isso quer dizer que nós sempre gostamos copos, jarros que são recursos que se aplicam a estética. Coisas bonitas transmitem às crianças um bom sentimento, de que ela é capaz. Um pré-requisito importante para a criança se sentir bem.

Quero escrever também um pouco sobre a decoração e o que cabe ou não em nossos bolsos!
Sabemos que os princípios deixas por Maria Montessori, tem conquistado cada vez mais famílias. O que maravilhoso!! Ofertas de projetos Montessori, vem ganhando cada vez mais destaque. Mas como fazer para encaixar a decoração da casa ou do quarto do bebê no orçamento da família? Pagar pela configuração de um projeto Montessori, para todos os ambientes da casa, sabemos que para maioria das famílias algo inviável. Então muitas acabam perdendo a força de seguir Montessori e seus princípios. Aqui em casa estou sempre pesquisando, através de leitura, consultas em diversos sites e muitas pesquisas. Compro materiais novos, mas tudo que posso produzir em casa é produzido. Eu diria que com um pouco de leitura e um bom livro para consulta, é possível preparar o espaço do seu bebê e criança jovem, sem grandes gastos.
Eu costumo dizer, que depois de conhecer Montessori, passei a olhar para todas as possibilidades. Sempre existem objetos de baixo custo, que podem ser usados no ambiente doméstico. Em nossa mesa a primeira atividade, da direita para esquerda, transparência grãos. Jarra comprada em loja de 1, 99. A segunda atividades são pequenos blocos de cilindros, comprados em loja de brinquedos de madeira e também foi bem barato. A terceira atividade transferência de grãos com colher, as duas pequenas tigelas, compras em loja de segunda mãos, com uma pequena colher de porcelana. Quarta atividade, uma bandeja em espiral com seis depressões para encaixar pérolas de madeira. As pérolas foram compradas em loja de artesanato, pinça, bandeja em espiral e a pequena tigela para as pérolas, em loja de segunda mão. A última atividade foi confeccionada com diversos vidros, para ele encaixar as tampas corretas. Os quadros expostos na mesa são da pintora Georgia O'Keeffe, imprimidos do Google. As molduras são aquelas bem baratas, também encontradas em lojas de 1,99. Nossa mesa tem as medidas de 200x50x42 cm, ótimas para as atividades da vida prática. Algumas vezes ele trabalha direto na mesa.

Qual a mensagem que desejo deixar para você, que ainda tem dúvida sobre como fazer os projetos Montessori, tornarem-se realidade em sua casa. Que gostaria de uma orientação profissional, mas as propostas não se encaixam no seu orçamento. Você que pensa em desistir, porque não consegue fazer o ambiente de sua criança, ficar parecido com dos blogs visto na internet.
Existem muitas possibilidades que cabem no seu orçamento, mas para encotrá-las, precisamo estar olhos bem abertos. Visite lojas de 1,99, elas têm um monte de coisa, que podem ser usadas nos exercícios da vida prática. Lojas de segunda mão. Lojas de móveis usados, sempre oferecem pequenos m+oveis que podem ser usados como estante. Eu compro grande parte de tudo que temos, em lojas de produtos novos, mas não deixo passar a pobilidades de comprar artigos de segunda mão. O requisito para os artigos de segunda mão são: Eles devem ser Belos, estar em perfeito estado e atuar de forma positiva na estética do ambiente.

3 comentários:

  1. Oi Josi. Boa noite. Como faço para ver os post de quando o Adriano tinha 13 meses? Idade do meu filho agora! MT obg. Adoro seu blog. Obg por td!

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniele Lorencini, fico muito feliz por saber que gosta do nosso blog. Obrigada!
    Aqui tem um post sobre alguns materias, aos 13 meses de idade. http://descobertadacrianca.blogspot.de/2013/12/montessori-para-bebe.html
    Vou ver outros artigos do blog, que também podem ser interessantes para seu filho.
    :-)

    ResponderExcluir