tt

tt

domingo, 12 de abril de 2015

Arranjo de flores - 29 meses

 
A primavera chegou e nosso jardim oferece inúmeras possibilidades, para explorar as flores, suas cores, formas, texturas e cheiros. Mas também oferece a possibilidade de trabalhar, de melhorar a coordenação motora olhos e mãos e melhorar a concentração.

Maria Montessori acreditava que a educação deveria ser uma "ajuda a vida". Ajuda a personalidade humana em desenvolvimento, eu adoro essa frase. Assim ela desenvolveu os exercícios da vida prática, com o objetivo de tornar a criança, independente em seu ambiente, alguém que é consciente de suas capacidades. Desenvolvendo assim o senso de independência da criança e sua autoconfiança.

A nossa atividade é arranjo de flores e usamos os seguintes materiais:
Tesoura
Cesta para recolher as flores
Uma jarra
Uma bandeja
Uma pequena garrafa
Um pano para limpar a água derramada

O processo inicial que foi o recolhimento das flores, não foi fotografado, pois colhemos as flores de forma espontânea na parte da manhã, então estava sem a máquina para fotografar. Depois das flores recolhidas, pensei que poderia ser uma ótima atividade, usá-las para fazer um arranjo.

Depois que todo material estiver na mesa, tente cortar as flores todas do mesmo tamanho. Deixe a criança fazer o execício da forma que ela deseja. A apresentação também é importante e use o mínimo de palavras possíveis.

A criança tem a tendência de perfeição. Isso se reflete no fato de que ela sempre continua suas atividades até que tenha alcançado um grau de eficiência com que ela está satisfeita Isto significa que também tem uma tendência para a autocontrole.  As atividades da vida prática exerce os seguintes objetivos:

Independência
Verificação de erros
Melhoria gradual das atividades da criança
Alcançar o autocontrole progressivamente e consciente
 
Outro aspecto refere-se aos exercícios da vida prática, a criança que faz o exercício não só para seu próprio bem, mas para o bem da comunidade.








2 comentários:

  1. Josi, parabéns. Seu blog é adorável pelo modo tão detalhado como você descreve as atividades e teorizações, além das ótimas fotos. Gratidão ppr compartilhar. Seu saber me será muito útil na caminhada com meu bebê de 7 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manuela obrigada, eu fico muito feliz em saber que nossa trajetória, tem alcançado famílias que desejam um processo de educação mais gentil e respeitoso em relação a criança. É tao bom ver a criança livre e aprendendo competências importantes para a vida futura.
      Nosso objetivo é levar informações didáticas, para serem colocadas em prática sem grandes dificuldades. A qualidade das fotos também é importante, pois as palavras traduzem as instrucões, mas as foto motivam as famílias a prática.
      Compartilhar uma forma de educar que vê a criança, como um indivíduo singular. Montessori aqui em casa, é uma forma de educar, mesclada com nosso amor de pais.
      É maravilhoso compartilhar, levar conhecimentos sobre Montessori e aprender com outras mães também. Manuela, desejo muito amor e sorte no processo de edução com seu bebê. Muito obrigada por nos acompanhar e gostar do nosso blog. :-)

      Excluir