tt

tt

segunda-feira, 9 de março de 2015

"Ajuda-me a fazer sozinho" - Aprendendo a vestir suas roupas (27 meses)


"A independência não é uma condição estática; é uma conquista contínua, e para alcançar não só a liberdade, mas também a força, e o aperfeiçoamento de nossos poderes, é necessário seguir este caminho de trabalho incessante. "
-Mente Absorvente-


As vezes olhamos as fotos de blogs e gostaríamos que nossa criança fizesse todas aquelas coisas. Elas parecem sempre tão concentradas, todas as qualidade motoras desenvolvidas e trabalhando em harmonia com o ambiente. Sua criança também pode e vai alcançar as mesmas conquistas! Se respeitarmos o desenvolvimento da criança, que é individual, ela também vai fazer desenvolver habilidades importantes para toda vida. Como podemos ajudar nossa criança? Ela precisa da ajuda do adulto preparado e do ambiente preparado.

Já falamos muito do ambiente preparado. O ambiente preparado é a configuração do ambiente, que favorece o processo de independência da criança, através de suas qualidades: Mobília baixa e proporcional ao tamanho da criança, estante aberta, talheres para as mãos pequenas, ganchos para perdurar roupa, sapatos aqui de preferência com velcro, roupas fáceis de vestir e despir. Para ajudar a criança, podemos sentar junto com ela diante do espelho. Nos posicionamos atrás da criança, com as pernas flexionadas e ela pode sentar-se em nosso colo. Assim podemos ajudá-la em uma posição, em que a mesma ainda pode ver seus movimento diante do espelho.

Se você optar por roupas com fechecler, pode prender uma fita na extremidade, para sua criança fechar e abrir com mais facilidade. Aqui os sapatos ficam em um pequeno cesto perto da porta, dois sapatos como opção. Para calçar seus sapatos ele pode sentar em seu banquinho ou no último degrau da escada.

As roupas também são organizadas, de acordo com a estação e sempre duas opções. No cabideiro ainda não usamos cabides e sim ganchos para ele pendurar suas roupas. Aqui grande parte das roupas infantis, têm etiquetas para este fim. Meias, cuecas e meias-calças (para inverno), também ficam disponíveis em duas opções. Porque duas opõe? Assim você evita um monte de problemas no momento de se vestir e a criança se sente respeitada quando sabe que pode optar também. Isso também é muito importante para o processo de independência.
Mas sabe o que é mais importante ainda, além de todos os pontos citados acima? Você! Sim você, o adulto preparado! Sem a sua ajuda o ambiente preparado não terá o valor que necessita, para apoiar o processo de desenvolvimento da criança.
Por isso que eu escrevi no início do texto: As vezes olhamos os blogs as fotos e gostaríamos que nossa criança fizesse todas aquelas coisas. Elas vão fazer com certeza, em seu tempo, com a sua ajuda e do ambiente preparado.

Meu filho tem feitos muitos progresso e vejo a sua felicidade. Passa o dia todo sem fraldas e já estamos fazendo pequeno passeio sem elas também. Consegue vestir e despir diversas peças de roupas simples. Se eu tentar ajuda ele diz: "Não sozinho mamãe!" Porque ele sabe que é capaz, que pode fazer sem a nossa ajuda. Vestir sua calça, calçar seus sapatos, passos importantes para a independência dele.
 
Então minha dica é, mantenha o ambiente preparado, guarde suas expectativas para você (mesmo que não seja facial), deixe espaço para a sua criança tentar, tentar e repetir quantas vezes desejar. Mostre seu apoio com um sorisso, seu olhar carinhoso. Elas percebem quando nosso olhos e sorisso transmitem o sentimento de: Eu confio em você e sei que você é capaz. Fique no plano de fundo e ajude quando sua criança realmente precisar ou quando solicitar sua ajuda.


Quando tento ajudá-lo agora ele diz: "Não sozinho mamãe!"







3 comentários:

  1. Linda essa sequência de puxar a calça até liberar o pé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um momento muito mágico Opi Matoaka, ver o desdobrar do desenvolvimento motor fino. Vejo como as mãos se desenvolveram, como os movimentos estão cada dia mais aprimorados.
      Abraços

      Excluir