tt

tt

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O que a criança faz quando ambiente está preparado? Ela trabalha e aprende!


As atividades devem estar sempre disponiveis para a crianca trabalhar (27 meses)

Um exemplo de atividade que ele gosta muito de fazer

Este post é para dividir com vocês um das muitas experiências, que tenho feito com ambiente preparado.
No fim da noite começando os preparativos para meu filho dormir, pairou grande silêncio no ambiente por vários minutos. O que não é anormal aqui em casa, temos um ambiente tranquilo e silencio. Não é um ambiente estéril, de forma alguma. Normalmente quando isso acontece, o adulto acha que a criança está fazendo alguma besteira.
Aqui em em casa começamos montessori, desde o início da vida dele, o ambiente é seguro e com atividades de seu interesse. Então sei que quando há silêncio total no ambiente, ele está trabalhando, folheando alguns de seus livros ou aprendendo com seus materiais.
Foi exatamente o que pude presenciar, fui bem devagar até a porta e lá estava ele sentado no chão e diante dele uma bandeja de atividade. Passando pérolas no cordão – com quatro pérolas de madeira nas cores verde, vermelha, amarela e azul.
Ele não me viu então pude observar sua concentração. Eu pude perceber como os movimentos das mãos estão mais precisos, o cordão de pérolas tem uma agulha de madeira em uma das extremidades. Antes ele não consegui segurar a agulha na parte inferior e quando tentava passar no orifício da pérola, não sobrava agulha suficiente para inserir-la no cordão. Ontem foi diferente e acredite a criança observa nosso movimento durante a apresentação do material. Por isso devemos fazer todos os movimento de forma deliberadamente lenta.
Ele segurou a agulha exatamente da forma correta, em sua base sobrando assim espaço para inserir a pérola. Vi como sua mão esquerda segurou a pérola de forma firme com movimento de três dedos, e com movimento de três dedos da mão direita passou a agulha no orifício da pérola. A mão esquerda segurou a ponta da agulha com movimento de pinça. A mão direita em movimento de três dedos, introduziu a pérola até a extremidade inferior do cordão. Sim quantos movimentos de pinça e apertos de três dedos, a criança executa em tal atividade e isso é maravilho. O movimento de pinça vai permitir que a criança possa manipular diversos objetos delicados do dia a dia. Vai preparar as mãos para movimentos delicados que são exigidos em muitas atividades. O aperto de três dedos, é uma forma de preparação indireta para escrita.
Ele repetiu a mesma atividade três vezes sem interrupção e deixou a bandeja no tapete. Foi um momento muito interessante e que me faz acreditar que a melhor decisão foi escolher Montessori e acreditamos em seus resultados de forma inabalável.
Então quero dizer para você que as vezes acha que sua criança, não se interessa pelo ambiente e atividades. Deixe o ambiente preparado com atividades que sejam compatíveis ao desenvolvimento motor e cognitivo de sua criança. Não sobrecarregue o ambiente com muitos objetos, cores, adesivos e estímulos. Se o ambiente estiver sobrecarregado, a criança não consegue se concentrar nos elementos que são importantes. Sua atenção será desviada e assim ela perde tempo precioso em seu desenvolvimento. Organize os materiais e os brinquedos em cestas e bandejas. Evite o uso de grandes caixas, elas não favorecem a organização. Lembre-se que todas vez que sua criança, estiver em busca de um material ou brinquedo, vai precisar revirar toda a caixa até encontrar. E se não encontrar vai derramar tudo no chão.  Ofereça poucos materiais, em forma de rodízio, usando bandejas e cestas. Se tiver a possibilidade escolha cores claras para os movéis,  e paredes no ambiente de trabalho da criança e se puder longe da TV. Assim o que ganha destaque são os elementos que devem evocar a atenção da criança para trabalhar. Assim como Maria Montessori disse, o ambiente e seus componentes devem falar com os sentidos das criança: "Eu sou interessante me tome em suas mãos“
Nossa bandeja de pérolas estava fora da estante e há dois dias atrás voltou para a estante de atividades. Três dias depois ele demostrou interesse. Então deixe o material em seu lugar, mantenha-se no plano de fundo, oferece ajuda se a criança solicitar.
Montessori em nossa casa nunca foi pela busca da perfeição, mas sim uma possibilidade única de ajudar nosso filho, a desenvolver competências importantes e necessárias para toda a vida.

2 comentários:

  1. Adorei quando disse que não é um ambiente estéril por ser silencioso. Ocorre o mesmo aqui em casa. Temos momentos de tranquilidade quando nossa criança de 23 meses está concentrada em livros ou arrumando brinquedos em caixinhas. As pessoas me dizem que eu tenho sorte, mas eu sempre penso que não é sorte exatamente, ou talvez, não somente sorte. Uma criança tranquila vem de um ambiente tranquilo. Nunca estudei técnicas ou tendências pedagógicas, mas lendo sempre seu blog, percebo que no cotidiano, nossas atividades são muito semelhantes aos princípios montessorianos, deixando que ela aprenda a desenvolver-se com as próprias atividades do cotidiano, deixando que seus brinquedos fiquem em cantinhos próprios da casa para que ela mesma possa pegar e guardar quando quiser e permitindo que ela descubra novas texturas, cores, sons e sabores através da vivência integrada com as pessoas a a rotina da casa.
    Parabéns pelos seus artigos!
    bebesemfirulas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Opi Matoaka, obrigada por sua visita e participação em nosso blog!
    As semelhanças que nos aproxima Opi, muitas famílias acabam vendo com ter sorte: Criança tranquila, olhando livro e organizando seus materiais nos lugares corretos. Mas o ponto decisivo é a atmosfera e o ambiente que o lar oferece para uma criança. Aqui em casa meu filho não assite TV, música sempre em um volume agradável e não como plano de fundo. Sabemos quantos problemas chamados "comportamentais" são identificados em crianças muito jovens. Uma verdadeira doença mundial: Falta de atenção, crianças chamadas "hiperativas" e todos os outros temos que conhecemo da medicina moderna. Pais e filhos escravizados em sistemas de recompensas, porque acreditam que assim o comportamento da criança vai melhor. Eu acredito que a raízes de muitos problemas, estão no ambiente em que a criança vive e na atmosfera que ele transmite.
    Aqui em casa também achamos muito improntante, deixar nosso filho participara da vida cotidiana da família. Pois é através desta participação que aspectos crucias de sua personalidade e intelecto são desenvolvidos.
    Elas também se sentem reconhecidas que como membros da família, aprendem gradativamente que são parte importante do meio. A autoestima também aumenta, sem precisar de elogios, pois elas vão gradativamente reconhecer os resultados do próprio trabalho. Aqui prezamos muito também o contato com a natureza, com os sons, as texturas que são encontradas em nosso jardim e em nossa cozinha. Passeios na floresta para ouvir o canto do pássaros, ver as cores da natureza e seus movimentos. Meu filho adora sentir o vento forte do outono batendo no rosto. Acho que todas essas experiências, nos remetem a nossas verdadeiras origens como ser humano e podem ser a cura de muito problemas da nossa sociedade atual.
    Visitarei seu blog com muita alegria!
    Abraços, Josi

    ResponderExcluir