tt

tt

sábado, 8 de novembro de 2014

Saquinho de narrativa - Ampliação do vocabulário

  "A única razão pela qual a criança pinta um cavalo de verde, é porque nunca viu um exatamente. A única razão pela qual ela pinta uma árvore de azul, é porque não tem sido apontado para ela ainda e não tenha visto que ela tem uma cor diferente na natureza".
Maria Montessori
 
 
Nós estamos usando o saquinho de narrativa como base para ampliação do vocabulário. Os objetos são aqueles que ele já reconhece em situações diárias. É uma atividades bem parecida com a bolsa de mistérios, mas a criança não precisa fechar os olhos e adivinhar o objeto. Ele tira um objeto da bolsa, e começo a construir uma narrativa referente ao objeto. Então isso requer bastante criatividade da nossa parte, para contar algo interessante para criança, nem sempre é fácil mas estou gostando do desafio. Nós devemos nos esforçar para não interferir no jogo criativo da criança, mas a narração tem nossa necessidade ativa, participativa deliberada.
Para nós como narradores, é importante que as palavras não sejam modificas de um  dia para outro. A repetição constante das palavras corretas, dá à criança a sensação de segurança de que tudo em seu mundo está em ordem.
Eu gosto do saquinho de narrativa, porque assim posso apresentar conceitos do mundo real, ampliar o vocabulário e apoiar o período sensível para os pequenos objetos.
Além de todos esses benefícios, quando contamos histórias regularmente antes do tempo de dormir, surge a possibilidade de proximidade e intimidade, e segurança no final do dia, quando a criança reconhece um ritmo, uma rima ou ouve uma ação que nunca muda.
Faça seu saquinho de narrativas também e apresente para sua criança. Depois conta como foi sua experiência.
 

Espero que tenham gostado!


2 comentários:

  1. Gostaria de maiores detalhes sobre essa narrativa. Seria uma historia ou detalhes da miniatura?
    Abs
    Andressa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andressa, obrigada por suas visita ao nosso blog!
      O saquinho de narrativa uso principalmente, como recurso para ampliar e enriquecer o vocabulário. Deposito objetos da nossa vida cotiana e com estes objetos posso construir uma pequena narrativa, mas não somente com os detalhes das miniaturas. Passeios no bosque onde observamos e alimentamos os patos, temos um esquilo que visita nosso jardim anualmente, os coelhos da minha vizinha, que também são visitantes assíduos, cavalos que podemos ver durantes passeios e também as flores do nosso jardim. São todos elementos maravilhosos para as narrativas! As narrativas não devem ser muito curtas, mas também não muito longas, para podermos recordar de todos os detalhes ao contar novamente. Mas elas também devem ser ricas em palavras, para chamar a atenção da criança e enriquecer o vocabulário. Eu uso também relatando alguma experiência, que ele já fez com algum elemento do saquinho de narrativa. Também é um momento agradável e de proximidade, quando usamos antes do hora de dormir.
      Se tiver mais dúvidas escreva!
      Abraços, Josi

      Excluir