tt

tt

terça-feira, 11 de novembro de 2014

O primeiro plano de desenvolvimento - Quem é a criança de 0 até 3 anos de idade?

A força da mente absorvente:
"Se trata de uma troca entre o indivíduo melhor dizendo, entre o embrião espiritual, e o ambiente, e através dessa troca acontece o aperfeiçoamento do indivíduo"
Maria Montessori


Em 1959, pouco antes de sua morte, Maria Montessori demonstrou mais uma vez de forma resumida, em uma de suas palestras sua psicologia do desenvolvimento. Parecia ter sido particularmente importante para ela, e provavelmente por isso, ela deixou sua visão holística esclarecida sobre o desenvolvimento da existência humana. Ela explica explicitamente o conceito de desenvolvimento de uma maneira diferente que antes.


Período de 0 até 3 anos de idade

Este é o período criativo inconsciente, caracterizado por Montessori pela atividade da Mente Absorvente, o que determina o tipo de encontro entre a criança e o mundo.
O processo de cognição em adultos é baseado principalmente na atividade consciente intelectual, e de acesso ativo a sua memória, a criança tem uma forma de espírito privilegiado, que no entanto ainda falta a conscientização, pensamento crítico, reflexividade e controle voluntário. Esta força espiritual trabalha segundo Montessori, recolhendo de forma quase incansável impressões e absorvendo de forma integral.
A criança é muito emocional, o que significa que as imagens, impressões, sensações são armazenadas no inconsciente, esse tipo de memória Maria Montessori chamou de Mneme (lembrança em grego). O fato é que assim a criança absorve impressões, que ficam encarnadas em seu espírito de forma permanente, isto tem certas vantagens: Uma criança pequena pode facilmente aprender e adaptar-se a todo tipo de comportamento das pessoas com as quais mantém relação pessoais de forma inconsciente.
A aquisição da primeira língua é fácil: Até os seis anos de idade uma criança geralmente não tem aulas de idiomas, mas pode entender o seu ambiente de forma perfeita.
Por outro lado, no entanto, também pode ter experiências negativas refletidas, não filtrada e não transformadas e algum acontecimento ou pessoa pode marcar toda sua vida.
Isso pode envolver um envento, em que uma criança devido a uma experiência formativa não bem sucedida na primeira infância, deixe de desenvolver uma relação de confiança, não permitindo  desenvolver uma atitude otimista de vida e desenvolvimento.
Na visão de Montessori o poder da Mente Absorvente, pode ser comparado com a facilidade, abrangência e exatidão das impressões tomadas por uma câmera fotográfica.
Aparentemente, essas imagens permanecem ocultas no escuro do inconsciente e através de uma sensibilidade misteriosa são fixadas, é este porcesso não é visível.
Primeiro, quando a misteriosa aparição teve lugar, a aquisição criativa vem a luz da consciência e permanece nela ancorada com todos os seus detalhes de forma indelével.
Este fenômeno corresponde a Mneme, as impressões absorvidas permanecem fixas.
A criança tem essa forma de memória vital, física-mental, fixada em seu inconsciente, e só com a idade de apenas três a quatro anos o limiar da lembrança consciente é atingido.
O poder da mente absorvente diminui em suas dimensões, em que a capacidade de reflexão da criança aumenta.

Segundo Montessori, este é o tempo, reconhecido em que as atividade e impressões que foram  coletadas com as mãos, de forma inconsciente começam a ser analisadas, de modo consciente para próprio progresso e para o mundo do conhecimento, para usar as mãos como ferramentas de inteligência humana.
 
Estes primeiros anos de sensibilidade na vida da criança, são marcados pelo movimento, linguagem e ordem, que são paralelos e complexos.
A sensibilidade para ordem é uma das fases mais importantes e misteriosas dos períodos sensíveis, porque a criança está buscando em seu ambiente incessantemente por elementos de estrutura, que lhe servem como uma bússola para orintá-la no mundo. Então, relações de confiança ordenadas e estáveis são uma boa base para a construção da confiança básica. Mas a criança também precisa nesta fase de desenvolvimento, de ajuda confiável, regularidade e ponto âncora para se orientar-se em seu ambiente e estrutura diária.
uma vez que o conhecimento das relações entre as coisas e situações estão em conexão com a propriedade intelectual, é a ordem para a criança como o terreno em que nós pisamos. Sem ela, segundo Montessori a criança esta na posição de um homem que tem móveis, mas nenhuma casa para colocá-los.
 
A mente absorvente
Ela tem poder criativo.
Baseia-se na personalidade da criança, sob a liderança de sensibilidade interior.
Duração limitada.
Ela diminui em dimensões em que a consciência aumenta.
Ela trabalha sem medida de valores.
Ela é emocional e, portanto, vulneráveis.
É quase infinitamente adaptável e receptiva.
Ela é facilmente modavél.
Ela é uma forma privilegiada de espírito.

Consequência da falta de cumprimento dos períodos sensíveis
Se a fase sensível não é suficientemente respeitada e não tiver apoio pedagógico adequado, isso pode ter acompanhamento negativo para o desenvolvimento da criança.

Período sensível
O aumento da suscetibilidade são momentos que ocorrem principalmente na infância.
São de duração temporária e limitada.
Pode ser comparado a um farol de luz brilahnte que ilumina uma área específica dentro na criança.
Uma nova conquista foi feita a receptividade desaparece.
Facilita rápida aquisição e expansão natural de seus conhecimentos e habilidades.
Permitir o desenvolvimento ideal do potencial do desenvolvimento humano.
Seguem uma a outra, sobrepondo no tempo.
Conduz a crianças a atividades temporarias e interior de forma inconsciente e com alta intensidade e executando com grande concentração e grande número de repetição.

A receptividade interna determina o que deve ser tirado do ambiente e de situações para as quais o estágio atual de desenvolvimento são os mais benéficos. Ela é a única que razão que faz com que a criança presta atenção a certas coisas e não outras. Uma vez que tal suscetibilidade é acesa na alma da criança, que é como se um feixe de luz ilumina-se apenas certos objetos, enquanto outros ficam no escuro.
Todo o mundo perceptivo da criança é então fica limitado em uma área iluminada.

Mneme
Esta forma particular de aprender pelo inconsciente absorvendo o ambiente refere-se a Montessori, de acordo com Percy Nunn, também conhecido como "mneme" .

Os planos de desenvolvimento


Em sua palestra Montessori descreveu o ritmo de vida em duas fases sucessivas de seis anos. Ela descreveu a primeira e a terceira fase como formativa, a segunda e quarta estável. Para explicar e ilustrar no gráfico a primeira e a terceira fase são vermelhas, a segunda e quarta são destacada em azul, de modo que a sequência de vermelho - azul - vermelho - azul surgem: O desenvolvimento do ser humano jovem corre em mudanças alternadas e não-linear.

A idade da criança de 0 até 6 anos   
É a idade formativa (vermelha) tão edificante fase criativa, ainda instável. Nesta fase, a criança pequena estabelece a base para a inteligência e o caráter para vida.
Na metade desta etapa, com três anos de idade a vida começa novamente. Agora ela é trabalhador conscientes, porque
as aquisições assimiladas anteriormente inconscientes são agora realizadas e aperfeiçoadas de forma consciente.


A idade da criança pequena 0 até 3 anos
A idade da criança pequena é a fase (vermelha), "edificante", mas lábil formativa, em que a criança pequena coloca as bases de sua inteligência e caráter para vida. Em nenhum momento na vida da criança absorve tantas impressões e desenvolve bases para sua vida mais tarde, como no primeiro anos.

Casa da Infância 3 até 6 anos
Aqui, o grande passo do inconsciente para a consciência começa. Até agora, a mente absorvente era a força motriz.
Nesta fase são partes constituintes importantes do conceito de educação:
Exercícios de vida prática
Exercícios do silêncio e movimento


A infância 6 até 12 anos
A infância é uma fase (azul) "estável" de crescimento constante e equilibrado.

A idade dos jovens  12 até 18 anos
A idade dos jovens é mais uma vez uma fase "formativa" de agitação e instabilidade representada em (vermelho).

Idade adulta 18 até 24 anos
Esta é uma fase (azul) "estável", porque a modelagem está terminada: se o ser humano jovem experientes os diferentes problemas da educação e da fase de desenvolvimento , ele agora deve saber como fazer sua própria escolha e conhecer suas possibilidades e responsabilidades.


Tradução
Montessori Pädagogik - Einführung in Theorie und Praxis
Gráfico

Um comentário:

  1. Olá, tenho um filho de 1 ano e 8 meses (32meses). Vc me aconselha fazer as atividades dessa fase ou fase primeiro as atividades de idades menores, já que estou querendo começar somente agora?! Obrigada! Lindo blog.

    ResponderExcluir