tt

tt

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Aniversário de Maria Montessori, nossos agradecimentos por um legado tão especial.

Maria Montessori; "Ela está seguindo o calendário como o estudioso mais diligente do mundo, seguindo-o com a constância inabalável das estrelas em seu curso.

 Cuidados do ambiente - alimentado os peixes

Em comemoração ao aniversário de Maria Montessori, eu poderia escrever muitas linhas como forma de gratidão, por um legado maravilhoso deixado para humanidade. Agradeço sua imensa generosidade em compartilhar tantos conhecimentos. É dia de celebrar esse legado? Sim, mas é um dia para pensar também, sobre nosso papel na vida de nossas crianças. Pensar se estamos realmente oferecendo ao nossos filhos, "ajuda a vida", assim como propôs Maria Montessori. Maria Montessori disse; "É a luta entre o adulto e a criança, entre o forte e o fraco, sim, podemos dizer, entre o cego e o vidente. Na visão da criança o adulto é realmente um homem cego e o vidente é a criança, que nos guia em direção a luz que brilhante como presente. Para iniciar uma reconstrução mental saudável do homem, é necessário voltar-se para a criança."

Sem compreender nosso papel na educação de nossos filhos, o ambiente preparado, estante aberta e todos os elementos que compões um lar Montessori, perdem seu valor. Se não soubermos fazer a interação da criança com o ambiente e seus componentes, ela não terá a capacidade de desenvolver todas as habilidades que sua mente absorvente oferece. Entre a criança e o ambiente, nosso papel é vital como adulto. Vamos considerar a hipótese de uma criança, que não recebe o apoio necessário para conquistar de seu ambiente, por parte dos adultos ou seus cuidadores. Essa criança poderá sim com sua própria força vital, que Maria Montessori chamou de Horme, absorver seu ambiente. Mas ela não está usando todas as suas capacidades, para finalizar sua tarefa, tomando posse de seu ambiente. "Existe uma troca entre o indivíduo e seu ambiente, ou melhor dizendo, entre o embrião espiritual e o ambiente e através dessa troca acontece aperfeiçoamento do indivíduo. Maria Montessori
O adulto é  sem sombra de dúvidas, uma componente importante para essa troca.


Por Sara
"O tempo quase não tem nenhum valor para criança. Sua vida é sempre o presente duradouro. Ela tem um objetivo inconsciente de aperfeiçoar o que aprendeu."

Cuidados do ambiente - regando sua planta

Celebrando este momento tão bonito, que tem trazido tantos resultados positivos em nossas vidas, gostaria de escrever por que Montessori, é tão importante em nossa casa. Aqui em casa nós adotamos Montessori, como um modo de vida. Eu realmente adoro sua abordagem educacional, que concentra-se nas necessidades individuais de cada criança. Isto é realmente fantástico, porque cada criança é um ser único em suas necessidades e capacidades. Uma forma de educar as crianças, respeitando seu grande impulso natural, em busca do conhecimento de seu ambiente. Devemos apoiar esses impulsos e seu plano interno de contrução.  A criança deseja estar envolvida em atividades significativas. Eles estão no período sensível, do desenvolvimento de movimentos precisos.









 
Os exercícios da vida prática, ajudam a criança a organizar seus movimentos. A organização dos movimentos é um fator muito importante, mas não devemos esquecer também, a alegria da criança em tornar-se gradativamente, um membro ativo na vida de toda família e mais tarde na vida em comunidade. Mas antes de iniciar as atividades da vida prática, é importante pensar sobre os utensílios oferecidos as crianças. Eles devem ser pequenos os sufiente para a criança manipular com segurança e autonomia. Devemos respeitar também o desejo de repetição da criança, que pode muito vezes parecer para nós os adultos, um fator fatigante. Mas a repetição é extremamente importante para criança, pois é através dela, que acontece o refinamento dos movimentos. Aqui as atividades acontecem naturalmente, pois meu filho participa de tudo que faço. Mas quando desejo aprensentar uma nova atividade,  busco um momento calmo, para estar na cozinha com ele por exemplo, assim ele pode acompanhar minhas ações e dominar uma nova atividade. São momentos que tornam-se divertidos para toda a família e ele ainda está aprendendo habilidades para toda vida. Além dos utensílios adequados para a criança, as mudanças não são grande, a criança só precisa ser aceita ao lado do adulto. Os exercícios da Vida Prática, são oriundos do ambiente familiar, coisas que as crianças adoram fazer, coisas que acontecem na vida cotidiana de toda família. Mexer com água, cortar legumes (ou descascar), abrir e fechar coisas.
Quando ofereço atividades ao meu filho, não espero perfeição pois para as crianças jovens, as atividades tem um fim em si mesma. O que envolve a criança jovem em uma atividade, é simplesmente a alegria na repetição do movimento. 
Ênfase na exatidão acontece mais tarde, por isso é importante evitar frase; "Está errado, não é assim, deixa que eu mostro." Quando percebo que meu filho perdeu o interesse, por uma determinada atividade, então interrompo de forma sutil, sem fazer observações negativa.

Objetivos dos exercícios da Vida Prática podem ser resumidos da seguinte forma:
Satisfazer a enorme necessidade de movimentar da criança e coordenação.

Eles promovem a independência da criança em relação ao adulto, tornando a criança mais segura e aumentando suas autoconfiança.
Desenvolvem senso de responsabilidade com o meio ambiente e ao mesmo tempo formar uma ordem interna.

Os exercícios da Vida Prática, ajudam a construir a pessoa e capacitá-las a viver em comunidade.
 

O que um livro tem a ver com os exercícios da vida prática? Aqui em casa tudo a ver. É um recurso maravilho para fazer associação, após a prensentação de objetos, frutas ou legumes em sua forma concreta. 

 Reconhecendo as frutas e legumes que usamos na vida diária

Antes de apresentar os livros, ele sempre tem a possibilidade de conhecer objetos, frutas e utensílios em sua forma concreta. Associação de coisas reais com os livros, tem apoiado muito suas capacidades cognitivas. Por isso os livros que retratam cenas reais, objeto, utensílios e alimentos, são um componente que complementam de forma importante, as atividades da vida prática aqui em casa.

Manutenção do ambiente

Aprendendo o nome dos utensílios de limpeza e suas formas de uso.


 Ajudando nas compras

Parabéns Maria Montessori e Montessori para famílias











Nenhum comentário:

Postar um comentário