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sábado, 23 de novembro de 2013

Caminhar e explorar

 

 
 
Considere a criança de dois anos de idade, e sua necessidade de movimento. É natural que ela mostre tendência para caminhadas. Na criança o ser humano está sendo preparado, e todos os recursos humanos básicos devem evoluir. Uma criança de dois anos é capaz de caminhar, dois quilômetros, e escalar se ela desejar. As dificuldades que ela encontra em sua jornada, que são interessantes para ela. Deve estar claro para o adulto, que o fato de caminhar, para uma criança, tem um significado totalmente diferente do que para nós. A idéia de que a criança não consegue fazer grandes caminhadas, tem base no fato de que nós exigimos, que a criança deve caminhar tão rápido como nós fazemos. Mas isso é exatamente inútil, seria como como caminhar por exemplo, no mesmo ritmo com os cavalos, até que ficassemos sem ar, e este, em seguida, nos diz: "Isto é inútil, suba e podemos continuar a correr juntos até lá". Mas a criança não quer chegar lá, ela deseja apenas caminhar; mas como suas pernas, não estão preparadas em relação as nossas, a criança não deve nos seguir e nós sim, devemos seguir a criança. A necessidade de acompanhar a criança, parece ser clara neste caso. Não se deve esquecer porém, que esta é uma regra, em relação a educação das crianças pequenas. A criança tem suas leis de desenvolvimento, se quisermos ajudá-la em seu crescimento, não devemos apressá-las e sim acompanhá-la. A criança não anda somente com as pernas, mas também com os olhos. Ela é impulsionada através das coisas interessantes, a caminhar sempre adiante. Ela caminha e faz uma pausa, olha um carneiro pastando, senta-se e admira, então ela caminha um pouco mais adiante...vê uma flor e quer cheirá-la...em seguida, ela vê uma árvore, segue até ela, correr quatro ou cinco vezes em torno dela, se senta e contempla. Desta forma ela vai deixando quilômetros para atrás: Estes passeios são interrompidos por pausas e ao mesmo tempo cheio de descobertas interessantes; a criança encontra qualquer obstáculo, como por exemplo um bloco de pedra, então a felicidade está completa. A água também atrai especialmente. Ela vai sentar-se na margem de um riacho, e o comtemplar, exclamando satisfeita: "água"! O adulto que acompanha a criança, quer chegar no seu ponto de objetivo, o mais depressa possível, entende o caminhar de forma diferente da criança. Os hábitos da criança são semelhantes aos dos primeiros habitantes da nossa terra. Naquela época não se dizia, "Vamos para Paris," Paris, não havia ...; ainda não se dizia : "Nós vamos de trem...", pois não haviam trens. O ser humano caminhava até encontrar algo, que desperta-se o seu interesse: uma floresta para recolher madeira, um campo com sementes e etc. Desta mesma maneira natural, a criança é impulsionada a caminhar. O instinto de se mover no ambiente, segue de uma descoberta para outra, faz parte da própria natureza e da educação: A educação deve considerar a criança que caminha, como um pesquisador. O princípio de explorar que agora é usado para recreação deveria ser inserido na educação o mais cedo possível. Todas as crianças deveriam caminhar dessa maneira, seguindo o que as atraí. Nesse sentido, a educação pode ajudar a criança, de foram que a escola ofereça preparação, isto é, ela ensina as cores, a forma e as nervuras das folhas, os hábitos dos insetos e animais. Tudo isso irá aumentar o interesse da criança: quanto mais ela aprende, mais ele anda. Para investigar, a criança deve ser orientada por um interesse espiritual, que nós devemos dar-lhe. O caminhar é um exercício completo em si mesmo e não requer nenhum outro tipo de ginástica. Durante a caminhada o ser humano respira, o sistema digestivo trabalha e ele tem todos os benefícios do esporte. É um exercício que apoiá a beleza do corpo. Durante a caminhada a criança, encontra coisas interessantes caídas no chão, algo interessante, que ela deseja pegar e olhar de perto. Encontra um burraco e ela que pular, colhe gravetos de madeira, para colecionar. Durante a caminhada ela estica seus braços e se abaixa, para pegar algo e assim o exercício está completo. Nas mesmas dimensões que a caminhada avança, o seu interesse intelectual também cresce, e com ela a atividade do corpo. O caminho da educação deve seguir o caminho do desenvolvimento: caminhar e sempre olhar para frente, para que a vida da criança se torne cada vez mais rica. Este princípio deve ser especialmente elaborado hoje para a educação, porque as pessoas se movimentam menos e são mais levadas por meios de transporte. Não é bom dividir a vida em duas partes, ocupando o corpo com esporte e a cabeça com a leitura de um livro. A vida deve ser composta de forma única, especialmente nos primeiros anos, quando a própria criança deve construir sua vida, de acordo com leis de seu desenvolvimento.

Mente Absorvente



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