tt

tt

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Pausa após o almoço - Aprendendo sobre os pássaros

 
 

Olhando seu livro favorito, admirando os pássaros que ele segue no jardim. Hoje folheando o livro apontou para o pássaro que sempre vê no jardim. Espaço de leitura aqui em casa, é um local que ele gosta muito. Senta várias vezes ao dia e tira um livro de sua cesta. As palavras começam a despertar seu interesse, e ele pede para ler. Quando a criança tem a possibilidade de crescer, em um ambiente cheios de livros belos para folhear, vai desenvolver Interesse natural pela leitura. Aqui em casa gostamos de livros com imagens reais. Prepare o ambiente da crianca com elementos reiais, flores, plantas, livros que retratem a realidade e a vida cotidiana das pessoas. Eu também estou aprendendo muito, sobre os pássaros nativos da Alemanha, pois estou classificando tudo em português. É muito bom trabalhar e aprender junto com ele.


Dr. Silvana Montanaro sobre a escolha de livros - Understanding the Human Being
Se você escolhê-los com cuidado, os livros também podem promover de forma significativa a aquisição da linguagem. Os livros devem incluir situações e figuras realistas, porque nesta idade as crianças estão especialmente interessadas em seu meio ambiente, e em compreender a vida ao seu redor, e devem, portanto, também serem oferecidos exemplos realistas. Elas absorvem tudo o que dizemos em sentido exato e preciso, e portanto, devemos ser honestos com elas e não dar-lhes quaisquer noções falsas que precisam ser corrigidas mais tarde. Sua realidade consciste nos sere humanos da família e no ambiente em que vivem, e esta realidade elas podem experimentar todos os dias de forma muito imediata e direta. A partir desta base, os seus conhecimentos vão se expandindo mais e mais. Então por que devemos dar-lhes livros para ler, onde os animais vivem e agem como seres humanos? Por que devemos incutir-lhes o pensamento sem sentido que estes animais se vestem como nós, dormem em cama como nós e sentam-se no sofá e bebem uma xícara de café?
Nossa vida diária é realmente excepcional e einteressante o suficiente, então porque estamos desvalorizando, a reinventar desta forma? Isso cria não só confusão na criança, mas também afeta a sua capacidade de descobrir a vida maravilhosa todos os dias e de entendê-la. Os livros deveriam confirmar e ilustrar os conhecimentos que a criança já adquiriu. Eles devem fornecer mais conhecimentos e prepará-las através de uma representação realista para experiências futuras. Para estimular a imaginação das crianças, haverá tempo mais tarde, quando elas absorverem o suficiente da realidade em si, e distinguem entre o que  vêem no mundo exterior, e o que  pensam. Nos três primeiros anos de vida a necessidade interior da criança, pela aquisição linguagem é tão forte como a necessida para melhor suas habilidades motoras e deve ser levada também a sério.
 

 
As mãos estão cada vez mais habilidosas para virar as páginas do livro. Também é muito imporntate ensinar a criança, a cuidar dos livros da forma correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário