"Quando
a criança começa a interessar-se por este exercício, o professor não
deve interromper, porque esse interesse corresponde às leis naturais e
abriu-se um ciclo de atividades. Mas o início é tão frágil, tão delicado
que um toque é suficiente para fazê-lo desaparecer como uma bolha de
sabão, e com ele, toda a beleza este momento"
Maria Montessori
Exercícios da vida prática são elementos muito importantes na educação Montessori. Os exercícios são compostos por materiais didáticos apropriados para essas tarefas.
Portanto, vida prática se relaciona com as tarefas que realizamos todos os
dias, várias vezes. Nós não temos que se preocupar com isso, eles acontecem, na maioria das vezes para nós adultos, de forma fácil e sem
esforço.
Quando as crianças conseguem dominar a tarefa de transferir, podemos oferecer outros materiais e outros recipientes. Então chega o momento em que podemos usar água, recipientes com propriedades diferentes, assim exigindo diferentes esforços da criança.
Além da coordenação olho-mão e mão-mão, a criança aprende os primeiros conceitos de matemática. O poder de reação também é treinado, já que materiais sólidos derramam de forma mais lenta e água de forma mais rápida. Concentração para derramar, todo o conteúdo da jarra. Controle do movimento do punho e braço, para derramar conteúdos com propriedades distintas. A criança trabalha com ambas as mãos, estimulando assim, ambos os hemisférios do cérebro.
Para as crianças há ainda esforços. Para elas, cada pequena tarefa ainda é um grande desafio. Os exercícios da vida diária, podem ser isolados em etapas de trabalhos individuais.
Derramar é uma tarefa que se repete várias e várias vezes todos os dias. Como regar plantas ou servir a própria bebida. Podemos simplificar nossas ações, oferecendo exercícios para as criança, que seguem o princípio da análise do movimento.
Os primeiros exercícios de transferência são oferecido com grãos (arroz, ervilhas e lentilhas...), que são transferidos de um recipiente para outro. As jarras são no início do mesmo tamanho, da mesma forma e da mesma cor. Assim a criança pode se concentrar no ato de derramar e se concentrar no funcionamento da transferência. Quando as crianças conseguem dominar a tarefa de transferir, podemos oferecer outros materiais e outros recipientes. Então chega o momento em que podemos usar água, recipientes com propriedades diferentes, assim exigindo diferentes esforços da criança.
Além da coordenação olho-mão e mão-mão, a criança aprende os primeiros conceitos de matemática. O poder de reação também é treinado, já que materiais sólidos derramam de forma mais lenta e água de forma mais rápida. Concentração para derramar, todo o conteúdo da jarra. Controle do movimento do punho e braço, para derramar conteúdos com propriedades distintas. A criança trabalha com ambas as mãos, estimulando assim, ambos os hemisférios do cérebro.
"Jean Piaget descreve as dificuldades enfrentadas pelas crianças com a situação derramamento de água dinamico.
Maria Montessori, oferece em seus
materiais de uso cotidiano para as crianças pequenas, jarras e copos
de tamanho diferentes, com os quais as
crianças podem despejar água. Quando eles
querem, sempre que quiserem.
Em
algum momento a criança percebe que a água derramada, ainda tem a
mesma quantidade. Para muitos adultos pode ser uma questão banal,
para a criança que representa um enorme progresso".
Obs: nossas transferências são feitas com recipientes de diferentes tamanhos, porque meu filho já faz muita transferência de sólidos. Se você está começando agora, siga o principio didático do simples para complexo. Transferência de sólidos, com recipientes idênticos.
Obs: nossas transferências são feitas com recipientes de diferentes tamanhos, porque meu filho já faz muita transferência de sólidos. Se você está começando agora, siga o principio didático do simples para complexo. Transferência de sólidos, com recipientes idênticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário