"Pela primeira vez a mãozinha se estende por uma coisa, e esse movimento representa a força do ego da criança penetrando o mundo." (Maria Montessori)
Nós começamos nossa primeira atividade de varredura e gostaria de ressaltar, que não devemos esperar um resultado perfeito.
As criança jovem encontram seu prazer não nos resultados, mais sim no ato de mover-se e na repetição do movimento. Mais tarde, as crianças colocam ênfase na precisão e integridade da ação.
Apenas para as crianças mais velhas, o resultado de fazer é importante. Prestam atenção na ordem em seu ambiente e seus cuidados. Aplicam as competências adquiridas na vida prática.
As crianças usam os exercícios para a comunidade. A ordem externa desenvolve em uma ordem interior.
Quanto mais criança se torna independente da ajuda do adulto, mais força ela tem para desenvolver seus próprios comportamentos sociais.
As crianças usam os exercícios para a comunidade. A ordem externa desenvolve em uma ordem interior.
Quanto mais criança se torna independente da ajuda do adulto, mais força ela tem para desenvolver seus próprios comportamentos sociais.
Varrer - Cuidados do ambiente
Material:
Vassoura e pá
Vassoura e pá
Fita adesiva para marcar a área de trabalho
Papel picado
Lixeira
Papel picado
Lixeira
Sobre a Introdução do exercício:
Selecione uma área para varrer e marque com a fita adesiva. Convide a criança, dizendo-lhe que você deseja mostrar-lhe algo. Permitir que a criança leve a bandeja até a área de trabalho. Diga à criança que você quer lhe mostrando como varrer.
Eu coloquei todos os papéis picados ao redor do quadrado. Mantenha um certa distância entre você e a área que deve ser varrida. Em seguida podemos nos ajoelhar, próximo da área de trabalho e com movimentos lentos, varremos todos os pedaços de papéis até o meio da área marcada. Exerça um pouco de pressão sobre a vassoura, para varrer em direção da pá. Nós praticamos sem a lixeira próximo da área de trabalho, mas o ideal é ter uma pequena próximo da criança. Foi o nosso primeiro exercício varrendo, então ele levou para a lixeira da cozinha.
Selecione uma área para varrer e marque com a fita adesiva. Convide a criança, dizendo-lhe que você deseja mostrar-lhe algo. Permitir que a criança leve a bandeja até a área de trabalho. Diga à criança que você quer lhe mostrando como varrer.
Eu coloquei todos os papéis picados ao redor do quadrado. Mantenha um certa distância entre você e a área que deve ser varrida. Em seguida podemos nos ajoelhar, próximo da área de trabalho e com movimentos lentos, varremos todos os pedaços de papéis até o meio da área marcada. Exerça um pouco de pressão sobre a vassoura, para varrer em direção da pá. Nós praticamos sem a lixeira próximo da área de trabalho, mas o ideal é ter uma pequena próximo da criança. Foi o nosso primeiro exercício varrendo, então ele levou para a lixeira da cozinha.
Objetivo direto da atividade:
Ajuda a criança a perceber seu Ambiente, de forma consciente.
Ajuda a criança a perceber seu Ambiente, de forma consciente.
Objetivo indireto:
Construções movimentos pretendidos, coordenação motora olho-mão.
Controlo do movimento.
Construções movimentos pretendidos, coordenação motora olho-mão.
Controlo do movimento.
Objetivo geral da atividade:Varrer toda a sujeira para a área marcada
Idade aconselhada:
3 ou mais velho (mas praticamos agora, aos 29 meses de idade)
3 ou mais velho (mas praticamos agora, aos 29 meses de idade)
Nenhum comentário:
Postar um comentário