O uso do tapete é uma atividade que desperta o interesse dele de forma especial. O nosso tapete sempre fez parte do ambiente, mesmo antes dele aprender a usar. O tapete não é um local de atividade obrigatória. Aqui em casa meu filho faz atividades em bandejas, direto no chão e em sua mesa. O tapete é uma forma de limitar o local de trabalho da crianca, em escolas Montessori também tem a função de manter o trabalho da criança preservado e chamando a atenção para as outras criança, que alguém está trabalhando em uma determinada atividade. Maria Montessori percebeu que as crianças, gostavam de trabalhar diretamente no chão. Então providenciou tapetes, que funcionavam com pequenas "ilhas" de trabalho. O tapete também pode ser muito interessante, para duas crianças que dividem os mesmos ambientes, para cada uma aprender a respeitar, as atividades da outra. Ou seja, meu trabalho ainda está no tapete, então significa que estou trabalhando ainda.
Idade: apartir dos 2 anos
Um pequeno
tapete é muito importante para a criança. Ele deve ter dimensões
de 1, 50 x 70 cm. A área de trabalho é
delimitada por estes tapete e ajuda a manter limite e foco sobre a
atividade. Torres de madeira, alfabeto
móvel, jogos e outras atividades são realizadas pelas
crianca, com prazer em cima do tapete. Para
que o tapete seja sempre enrolado da forma correta é necessário um
pouco de exercício.
Transportando e
desenrolando o tapete
O tapete fica armazenado
em uma cesta ou suporte. A mão
esquerda segura o topo do tapete, a mão direita segura-o de forma
firme na parte de baixo. Quatro dedos seguram o rolo, o polegar nas
extremidades e o tapete pode ser transportado para o local desejado.
O lado do tapete aberto está agora diante
do adulto. Ajoelhe-se
no chão, desdobrando a borda frontal e desenrole o tapete para a frente.
Observar alternanda entre as duas bordas do
tapete. Quando desenrolar o final do tapete, alisar ambos os lados
lentamente. Caminhe com a criança ao redor do tapete para olhar a
nova superfície de trabalho. Agora, a criança pode repetir o
exercício. Elas se alegrarão com sua própria área de jogo e
trabalho.
Enrolando o
tapete
Ajoelhar-se diante do tapete e dobrar a borda
fontral bem pequena. Lentamente enrolar o tapete para a frente,
deslize para frente com os joelhos para acompanhar o movimento do
tapete e verificar se as bordas estão enroladas da forma correta.
Continuar enrolando até que a borda esteja no topo. Com quatro dedos
segurar o tapete já enrolado, com os polegares nas bordas do tapete
para não desenrolar e levar para seu local de armazenamento. Acomode
o tapete com cuidado no chao e devolva para a cesta ou suporte.
Importante
Tome cuidado para mostrar a criança as sequências de movimentos individuais claramente. Em seguida, ela não terá problemas com este exercício.
Tome cuidado para mostrar a criança as sequências de movimentos individuais claramente. Em seguida, ela não terá problemas com este exercício.
Controle de erros
Isso fica evidente no fato de que o tapete é enrolado torto ou muito solto e desenrola.
Isso fica evidente no fato de que o tapete é enrolado torto ou muito solto e desenrola.
Interesse especial
Direcionado para as bordas do tapete que estão enroladas iguais e o transporte cuidadoso.
Exercícios
Aprender a técnica de enrolar, ajuda a criança transferida esse movimento para outros objetos. Toalhas, guardanapos, papel e modelar.
Enriquecimento do vocabulário
por palavras tais como tapete, porta-tapete, rolo de tapete, desenrolar, enrolar, abrir, fechar, retângulo, quadrado.
por palavras tais como tapete, porta-tapete, rolo de tapete, desenrolar, enrolar, abrir, fechar, retângulo, quadrado.
Transportando e desenrolando
Enrolando o tapete
Olá, parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirPode me mandar uma foto do livro "Montessori Praxis"? Não consigo identificar de jeito nenhum... Gratidão!